Problematizar a própria realidade: análise de uma experiência de formação contínua

Autores

  • Maria Angélica do Carmo Zanotto Universidade Federal de São Carlos
  • Tânia Maria Santana De Rose Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100004

Palavras-chave:

Problematização, Formação contínua, Desenvolvimento profissional docente

Resumo

Considerando que a habilidade de problematizar pode ser alvo de ação educativa específica, particularmente visando ao desenvolvimento profissional docente, foi proposta uma experiência de formação contínua para professores, no nível universitário e no formato de curso de extensão, com duração de um semestre (90 horas). Da análise de quatro metodologias que enfatizam a ação de problematizar, presentes na literatura, derivamos alguns princípios e características que nortearam nossa proposta: 1) ênfase na aprendizagem da ação de problematizar; 2) ênfase no sujeito ativo; 3) ter a noção de problema tomada no sentido da reflexão filosófica; 4) ter a própria prática como ponto de partida e de chegada; 5) visar a aquisição de estratégias de aprendizagem; 6) visar a mudança conceitual; 7) ser opcional; 8) proporcionar algum ganho imediato para o sujeito (no caso, um certificado com validade oficial); 9) ser oferecido fora do horário de trabalho. Propusemos uma definição para a ação de problematizar, em que qualidades foram atribuídas a cada momento dessa ação. Sete professores concordaram em ser sujeitos da pesquisa, dos quais cinco atenderam a todas as solicitações da pesquisadora. Um instrumento, baseado nos mapas conceituais, foi elaborado para avaliar a ação de problematizar dos professores, no início e ao término do curso. Também foi elaborado um conjunto de critérios qualitativos para a análise da referida ação, baseados na definição que propusemos. Os resultados indicaram que houve mudança qualitativa na ação de problematizar, que pode ser atribuída à experiência de formação proposta.

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Publicado

2003-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Problematizar a própria realidade: análise de uma experiência de formação contínua . (2003). Educação E Pesquisa, 29(1), 45-54. https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100004