Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo

Autores

  • Nilma Lino Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100012

Palavras-chave:

Cultura, Formação de professores/as, Identidade negra, Estética

Resumo

Este artigo discute as particularidades e possíveis relações entre educação, cultura, identidade negra e formação de professores/as, tendo como enfoques principais a corporeidade e a estética. Para tal, apresenta a necessidade de articulação entre os processos educativos escolares e não-escolares e a inserção de novas temáticas e discussões no campo da formação de professores/as. Dando continuidade às reflexões realizadas pela autora na sua tese de doutorado, discutem-se as representações e as concepções sobre o corpo negro e o cabelo crespo, construídas dentro e fora do ambiente escolar, a partir de lembranças e depoimentos de homens e mulheres negras entrevistados durante a realização de uma pesquisa etnográfica em salões étnicos de Belo Horizonte. Para essas pessoas, a experiência com o corpo negro e o cabelo crespo não se reduz ao espaço da família, das amizades, da militância ou dos relacionamentos amorosos. A escola aparece em vários depoimentos como um importante espaço no qual também se desenvolve o tenso processo de construção da identidade negra. Lamentavelmente, nem sempre ela é lembrada como uma instituição em que o negro e seu padrão estético são vistos de maneira positiva. O entendimento desse contexto revela que o corpo, como suporte de construção da identidade negra, ainda não tem sido uma temática privilegiada pelo campo educacional, principalmente pelos estudos sobre formação de professores e diversidade étnico-cultural. E que esse campo, também , ao considerar tal diversidade, deverá se abrir para dialogar com outros espaços em que os negros constroem suas identidades. Muitas vezes, locais considerados pouco convencionais pelo campo da educação, como por exemplo, os salões étnicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2003-06-01

Edição

Seção

Em Foco: Desigualdades Raciais na Escola

Como Citar

Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo . (2003). Educação E Pesquisa, 29(1), 167-182. https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100012