Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100003Palavras-chave:
Ciclos, Progressão escolar, Democratização da escola, Ensino fundamentalResumo
Este artigo faz uma revisão de estudos publicados sobre ciclos e progressão escolar no país, tomando por base levantamento das publicações acadêmicas sobre o tema, que abrangeu o período de 1980 ao primeiro semestre de 2002, bem como trabalhos mais recentes. A partir dos focos identificados na revisão preliminar do material, realizada no referido levantamento, o texto procura destacar: conclusões provenientes do resgate histórico das experiências de introdução dos ciclos nas redes escolares; dados sobre a abrangência e configuração atual das escolas organizadas em ciclos no país; dimensões enfatizadas, omitidas ou pouco exploradas em ensaios ou em pesquisas sobre os ciclos, tais como a sua fundamentação, implementação e apreciação dos resultados; fontes bibliográficas para o estudo das experiências específicas. Especial atenção é dada aos artigos referentes às reformas promovidas em municípios de capitais que introduziram a organização do ensino em ciclos em contextos inovadores, como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. À guisa de conclusão, as autoras consideram que, embora na literatura examinada haja elementos preciosos para a compreensão do atual estágio em que se encontram as questões pertinentes aos ciclos, as políticas em curso demandam mais investigações que abarquem as dimensões de formulação, implementação e impacto, sendo oportunas não apenas as análises de cunho descritivo e analítico, como também os estudos de caráter propositivo.Downloads
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Publicado
2004-04-01
Edição
Seção
Artigos de Revisão
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Como Citar
Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão . (2004). Educação E Pesquisa, 30(1), 31-50. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000100003