Aprender a ler entre cartilhas: civilidade, civilização e civismo pelas lentes do livro didático
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300009Palavras-chave:
Cartilha, Livro didático, História da educação, AlfabetizaçãoResumo
Este ensaio tem por objetivo identificar o lugar social ocupado pela cartilha de primeira leitura nos usos e costumes da história da moderna escolarização primária. O propósito do estudo é o de averiguar o entrecruzamento entre o livro didático e as práticas da escola primária, mediante a clivagem analítica do campo da História da Educação. Prescrição, constrição, controle e confronto, o manual didático de ensino das primeiras letras propõe-se a destacar o contexto do letramento como alternativa para a oralidade do mundo infantil. Com tal pressuposto, o trabalho aqui desenvolvido debruça-se sobre a produção didática de um intelectual português de meados do século XIX, Francisco Júlio Caldas Aulete, abordando especificamente a Cartilha nacional de sua autoria. Esse livro de ensinar a ler e a escrever propunha um ensino, a um só tempo, simultâneo, calcado no aprendizado paralelo da leitura e da escrita; e explicitamente contrário à prática da soletração - o que aproximava o modo de ensino prescrito por Caldas Aulete da marcha do que posteriormente se caracterizaria como método analítico de alfabetização. Finalmente, pode-se compreender que o estudo da Cartilha nacional - a despeito de seu caráter tópico - remete a aspectos sócio-históricos de singular relevância, posto que havia ali um rascunho nítido de um projeto de país: civilidade, civismo e civilização eram os dísticos que norteavam a proposta do ensino no rito inicial da escola primária.Downloads
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Publicado
2004-12-01
Edição
Seção
Em Foco: História, produção e memória do livro didático
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Como Citar
Aprender a ler entre cartilhas: civilidade, civilização e civismo pelas lentes do livro didático . (2004). Educação E Pesquisa, 30(3), 493-511. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300009