Livros didáticos em dimensões materiais e simbólicas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300011Palavras-chave:
Educação, Livro didático, Memória, História oralResumo
O texto apresenta o relato de uma pesquisa em andamento sobre a memória de usuários de livros didáticos. As reflexões estão baseadas no trabalho de história oral, de coleta e análise de entrevistas com alunos e professores, que interagiram com esses materiais no espaço escolar, entre os anos de 1940 e 1970, e que são procedentes de diferentes localidades brasileiras. A proposta tem sido investigar as reminiscências do livro didático; quais têm sido aquelas que sinalizam suas interferências na formação social e cultural das pessoas e no seu imaginário; os papéis sociais, educacionais e culturais que o livro didático alcança na formação de gerações ou em localidades; e os valores atribuídos a esses objetos, que orientam, por exemplo, atitudes em prol de sua guarda ou preservação. A pesquisa faz parte de um projeto maior, "Educação e memória: organização de acervo de livro didático", coordenado pela professora Circe Bittencourt, na Faculdade de Educação da USP, do qual fazem parte pesquisadores que trabalham com diferentes problemáticas, variadas áreas de conhecimento e que utilizam fontes distintas. E, nesse sentido, o trabalho procura contribuir também para a identificação de dados que colaboram para ampliar o número de informações gerais que instiguem ou complementem outras pesquisas possíveis relativas a esse objeto de estudo.Downloads
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Publicado
2004-12-01
Edição
Seção
Em Foco: História, produção e memória do livro didático
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Como Citar
Livros didáticos em dimensões materiais e simbólicas . (2004). Educação E Pesquisa, 30(3), 531-545. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300011