Plurilingüismo e surdez: uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300006Palavras-chave:
Educação bilíngüe, Sujeitos surdos, Língua brasileira de sinaisResumo
A história da educação dos surdos é marcada por conflitos e controvérsias. Observa-se, porém, que embora as discussões realizadas nos últimos cinco séculos façam referência à educação, as questões próprias das esferas educacionais nunca foram enfatizadas. Ou seja, os métodos de ensino e as práticas realizadas foram submetidos ao fator lingüístico e abordados com o objetivo de descrever e sustentar a defesa pelo desenvolvimento da língua oral ou de sinais. Neste artigo, serão tecidas discussões, à luz da teoria de Bakhtin, considerando-se os principais fatos ocorridos na história da educação dos surdos no decorrer dos séculos. Serão explicitadas as diversas ideologias que perpassaram os discursos sobre a surdez; o embate histórico entre a língua brasileira de sinais (LIBRAS) e o português, enfocando-se os processos determinantes do desincentivo do uso da LIBRAS, por mais de um século, no processo educacional dos surdos; e apontados os reflexos dessa história nos dias atuais em nosso país. Ao final, será feita uma breve exposição de uma pesquisa, realizada pela autora deste artigo, que aponta para processos indicativos para que uma transformação da educação de e para surdos seja realizada, principalmente no que se refere ao desenvolvimento dos sujeitos como leitores, dando subsídios, assim, para que novas pesquisas, na esfera educacional, sejam delineadas.Downloads
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Publicado
2005-12-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Plurilingüismo e surdez: uma leitura bakhtiniana da história da educação dos surdos . (2005). Educação E Pesquisa, 31(3), 409-424. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300006