Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300013Palavras-chave:
Pesquisa-ação crítico-colaborativa, Formação de professores, Saberes docentes, DidáticaResumo
O texto apresenta o processo de reconfiguração do sentido e do significado da pesquisa-ação como pesquisa crítico-colaborativa, a partir de duas experiências que coordenamos junto a equipes da universidade e de escolas públicas no estado de São Paulo e discute seu potencial de impacto na formação e atuação docente e seus desdobramentos para políticas públicas de educação. Preocupados em realizar pesquisas nos contextos escolares de modo a contribuir com suas equipes na compreensão e no encaminhamento de respostas às dificuldades nelas inerentes, encontramos nas abordagens qualitativas o caminho natural. Porém, qual perspectiva adotar? Seria a interventiva? Não nos parecia adequada considerando a tendência desta de se sobrepor às responsabilidades dos profissionais das escolas. Também não nos satisfazia a perspectiva etnográfica, considerando os riscos de nos embrenharmos em infindas descrições dos fenômenos. Também não faríamos estudo de casos. A certeza que tínhamos era a de que queríamos realizar pesquisas com os profissionais nos contextos escolares e não sobre eles. Nossa expectativa era a de contribuir nos seus processos de formação contínua. Parecia então que a pesquisa-ação seria adequada. Porém, considerando a complexidade de que essa abordagem se reveste, não nos encorajamos, de início, a assim denominar a que utilizaríamos. À medida em que foram sendo desenvolvidas, foi se configurando o que acabamos por denominar de pesquisa-ação crítico-colaborativa. É sobre esse processo que este texto se debruça.Downloads
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Publicado
2005-12-01
Edição
Seção
Em Foco: Pesquisa-ação sobre a prática docente
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Como Citar
Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente . (2005). Educação E Pesquisa, 31(3), 521-539. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300013