Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300009Palavras-chave:
Modernidade, Pós-modernidade, Educação, ConceitoResumo
Discutem-se nesse artigo as repercussões que o debate em torno de uma superação da modernidade e a suposta instauração de uma pós-modernidade traz para a Educação como campo de conhecimento, mais especialmente para a pesquisa nesse campo. Discute-se criticamente a tese de que viveríamos na pós-modernidade, dando ênfase a essa afirmação no âmbito do pensamento social, principalmente por compreender-se que essa expressão não tem a força e a intensidade de um conceito filosófico, acabando vazia de sentido. Ressalta-se que um de seus primeiros usos no campo da filosofia, por Lyotard, deu-se como um adjetivo e não como um substantivo, o que faz significativa diferença. Para além do debate sobre o fim ou não da modernidade, opta-se pela noção de hipermodernidade, proposta por Lipovetsky, como forma de caracterização do mundo contemporâneo, buscando compreender suas implicações. Por outro lado, o autor reconhece as importantes contribuições da tese que afirma a pós-modernidade, principalmente em seus aspectos epistemológicos e políticos, na medida em que desloca o foco de análise. Caracteriza o presente debate como a tensão entre duas imagens do pensamento que não são absolutamente novas, mas que ganham especial destaque na contemporaneidade, defendendo que devemos tomar essa tensão naquilo que ela apresenta de possibilidade criativa, sem paralisar o pensamento.Downloads
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Publicado
2006-12-01
Edição
Seção
Em Foco: A Filosofia da Educação enfrentando a problemática educacional contemporânea
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Como Citar
Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação . (2006). Educação E Pesquisa, 32(3), 551-565. https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000300009