Apropriação e mobilização de saberes na prática pedagógica: contribuição para a formação de professores

Autores

  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti Universidade Federal de Rondônia
  • Marilene Proença Rebello de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200005

Palavras-chave:

Saberes docentes, Formação de professores, Cotidiano

Resumo

Este artigo visa introduzir alguns elementos de reflexão no campo da formação de professores, tomando por base a temática dos saberes docentes em torno da qual tem sido produzido um grande número de pesquisas nos últimos vinte anos. O eixo central da discussão encontra-se na busca de um modelo de formação docente centrado na racionalidade prática, permitindo conhecer de que forma os professores transformam em prática pedagógica as diferentes experiências formativas vividas ao longo da carreira profissional. Conhecer de que forma os saberes docentes são apropriados, modificados e mobilizados na prática pedagógica pode contribuir para a construção de propostas formativas que considerem esses saberes e a sua constituição como o ponto de partida dos projetos de formação, valorizando os professores como produtores de saberes. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem etnográfica que se desenvolveu durante um ano e meio com uma professora alfabetizadora, visando compreender o processo de apropriação de saberes docentes à luz da teoria do cotidiano. A pesquisa evidencia pelo menos dois elementos fundamentais na constituição desses saberes docentes: a historicidade e a dialogicidade, resultados de um processo complexo de apropriação/objetivação e criação que ocorre no cruzamento entre a trajetória individual de cada professor e a história das práticas sociais e educativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2007-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Apropriação e mobilização de saberes na prática pedagógica: contribuição para a formação de professores . (2007). Educação E Pesquisa, 33(2), 247-262. https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200005