Apropriação e mobilização de saberes na prática pedagógica: contribuição para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200005Palavras-chave:
Saberes docentes, Formação de professores, CotidianoResumo
Este artigo visa introduzir alguns elementos de reflexão no campo da formação de professores, tomando por base a temática dos saberes docentes em torno da qual tem sido produzido um grande número de pesquisas nos últimos vinte anos. O eixo central da discussão encontra-se na busca de um modelo de formação docente centrado na racionalidade prática, permitindo conhecer de que forma os professores transformam em prática pedagógica as diferentes experiências formativas vividas ao longo da carreira profissional. Conhecer de que forma os saberes docentes são apropriados, modificados e mobilizados na prática pedagógica pode contribuir para a construção de propostas formativas que considerem esses saberes e a sua constituição como o ponto de partida dos projetos de formação, valorizando os professores como produtores de saberes. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem etnográfica que se desenvolveu durante um ano e meio com uma professora alfabetizadora, visando compreender o processo de apropriação de saberes docentes à luz da teoria do cotidiano. A pesquisa evidencia pelo menos dois elementos fundamentais na constituição desses saberes docentes: a historicidade e a dialogicidade, resultados de um processo complexo de apropriação/objetivação e criação que ocorre no cruzamento entre a trajetória individual de cada professor e a história das práticas sociais e educativas.Downloads
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Publicado
2007-08-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Apropriação e mobilização de saberes na prática pedagógica: contribuição para a formação de professores . (2007). Educação E Pesquisa, 33(2), 247-262. https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200005