Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação

Autores

  • Patrícia Cristina Albieri de Almeida Pontifícia Universidade Católica/SP
  • Jefferson Biajone Escola Preparatória de Cadetes do Exército

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200007

Palavras-chave:

Saberes docentes, Formação de professores, Projetos de formação

Resumo

Trata-se de um estudo que teve por objetivo discutir as implicações e repercussões das pesquisas acerca do knowlwdge base para a formação inicial de professores. Esse campo de pesquisa surge em âmbito internacional na década de 1980 e vem apresentando expressiva profusão e multiplicação dos estudos na área. A importância desses estudos é atribuída, em grande parte, ao seu potencial no desenvolvimento de ações formativas que vão além de uma abordagem acadêmica, envolvendo as dimensões pessoal, profissional e organizacional da profissão docente. Foram analisadas obras de autores de referência na área como Tardif, Gauthier e Shulman. A análise das produções deu-se a partir de dois enfoques: primeiro, buscou-se apreender como definem saberes docentes numa perspectiva conceitual e tipológica e, depois, identificou-se indícios de alternativas de natureza teórica e prática para a formação inicial de professores. O estudo revela que a elaboração de um repertório de conhecimentos para o ensino, tendo como referência os saberes profissionais dos professores tais como estes os mobilizam e utilizam em diversos contextos do trabalho cotidiano, permite a introdução de dispositivos de formação que visem habituar os futuros educadores à prática profissional. Destaca-se a necessidade de garantir que as formações cultural, científica, pedagógica e disciplinar estejam vinculadas à formação prática, consolidando, assim, uma Teoria do Ensino.

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Publicado

2007-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação . (2007). Educação E Pesquisa, 33(2), 281-295. https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000200007