Sacrifícios, sonhos, indústria cultural: retratos da educação do corpo no esporte escolar
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000300008Palavras-chave:
Educação do corpo, Indústria cultural, Teoria crítica e Educação, Esporte escolar, Educação Física EscolarResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que procurou investigar aspectos da educação do corpo, focando um programa de Esporte Escolar para meninos e meninas de uma escola pública de Florianópolis. Foram realizadas observações sistemáticas do contexto das sessões de treinamento e das competições, além de entrevistas narrativas e levantamento de alguns dados da instituição. Os resultados foram organizados em três grandes categorias de análise. Nomeamos a primeira de Castigos, punições e sacrifícios. Ela diz respeito à forma encontrada pelos treinadores para lidar com a dinâmica de repreensão e emulação de sua equipe. A segunda categoria, batizada de Formação humana X sonho de profissionalização, discorre sobre o papel das representações e expectativas sobre o futebol para as crianças em contraposição à formação que a escola e o esporte prometem lhes proporcionar. A escolha da terceira categoria se deu pela presença constante dos rituais nas práticas corporais organizadas, com especial atenção, nesse caso, ao esporte. Ela foi denominada Rituais como técnica. As considerações finais sugerem uma interpenetração entre rituais, expectativas de futuro e questões moralistas envolvidas no esporte, apontando a prevalência do interesse de controle como central. Além disso, sugerem o mimetismo das práticas do esporte convencional pela mediação da indústria cultural.Downloads
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Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Sacrifícios, sonhos, indústria cultural: retratos da educação do corpo no esporte escolar . (2007). Educação E Pesquisa, 33(3), 499-512. https://doi.org/10.1590/S1517-97022007000300008