Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes

Autores

  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali UFSCar; programa de Pós-Graduação em Educação
  • Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi UFSCar; programa de Pós-Graduação em Educação
  • Maria da Graça Nicoletti Mizukami Universidade Mackenzie; Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000100006

Palavras-chave:

Formação de professores iniciantes, Formação de formadores, Programa de mentoria, Educação online

Resumo

Apresentam-se, nesse texto, os referenciais teórico-metodológicos e resultados iniciais de uma pesquisa-intervenção sobre processos formativos de mentoras e de professoras iniciantes. A formação das iniciantes pelas mentoras ocorre no Programa de Mentoria do Portal dos Professores da UFSCar (www.portaldosprofessores.ufscar.br) e a formação das mentoras (professoras experientes) em reuniões presenciais com as pesquisadoras, autoras desse trabalho. A pesquisa e a intervenção têm como base uma metodologia construtivo-colaborativa e as principais ferramentas de coleta de dados são as narrativas - escritas e orais - e conversas interativas. Relativamente ao referencial teórico, compreende-se: a aprendizagem da docência como processo contínuo no qual influem crenças, concepções, além de conhecimentos de diferentes naturezas; a iniciação à docência como período conflituoso e ao mesmo tempo rico, de aprendizagens intensas, durante o qual o professor iniciante se torna efetivamente professor; que formadores de professores - assim como professores em geral - precisam de apoio para o seu desenvolvimento profissional; que a formação continuada deve ser centrada na escola, mesmo quando virtualmente, e focalizar o atendimento das demandas indicadas por professores considerando o contexto de atuação; que a educação online via internet é uma possibilidade importante para a formação de professores. Entre os resultados obtidos, destacam-se: a construção de novos conhecimentos profissionais pelas professoras iniciantes, mentoras e pesquisadoras; a vivência, pelas mentoras - professoras experientes e bem sucedidas -, de processos de iniciação semelhantes aos das professoras iniciantes que orientam; as potencialidades de comunidades de aprendizagem e das narrativas para a promoção do desenvolvimento profissional da docência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes . (2008). Educação E Pesquisa, 34(1), 77-95. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000100006