Os métodos quantitativos no ensino superior: uma tipologia de representações

Autores

  • Madalena Ramos Instituto Universitário de Lisboa
  • Helena Carvalho Instituto Universitário de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100002

Palavras-chave:

Representações dos métodos quantitativos, Tipologia de representações, Análise de Correspondências Múltiplas, Regressão Categórica (CATREG)

Resumo

É recorrente concluir-se que níveis mais elevados de autoconfiança dos alunos, relativamente às suas capacidades para interagir com a matemática, associados a uma maior utilidade percebida desta concorrem para os alunos terem representações positivas da disciplina. Um dos objectivos deste artigo é averiguar se no contexto universitário se mantém esta tendência linear na relação entre as duas dimensões - afectiva e instrumental - estruturantes das representações das disciplinas de métodos quantitativos. Um segundo objectivo consiste em perceber como é que os alunos de diferentes cursos (de áreas científicas distintas) geram as suas representações relativamente a essas disciplinas. Foi aplicado um inquérito por questionário a uma amostra de alunos numa instituição universitária. Para a definição dos padrões de representações, foi usada a Análise de Correspondências Múltiplas e, para a identificação de factores explicativos dos perfis dos alunos, foi usada a Regressão Categorial. Os resultados evidenciam que o espaço das representações dos métodos quantitativos em contexto universitário é um espaço marcado pela heterogeneidade, mas cuja complexidade ultrapassa essa tendência linear na relação entre a dimensão da utilidade e a dimensão afectiva. Outra das conclusões é a não sustentabilidade da tese que aponta (pelo menos em contexto não universitário) para a feminização da falta de autoestima e da autoconfiança para lidar com disciplinas dessa área científica. Conclui-se, ainda, que parece existir uma certa cultura de curso, na medida em que os cursos tendem a reflectir um padrão predominante de representações dos métodos quantitativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os métodos quantitativos no ensino superior: uma tipologia de representações . (2009). Educação E Pesquisa, 35(1), 15-32. https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100002