Estratégias educativas de internacionalização: uma revisão da literatura sociológica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100005Palavras-chave:
Dimensão internacional do capital cultural, Estratégias educativas familiares, Educação e internacionalizaçãoResumo
Este artigo traça um panorama das contribuições de pesquisas estrangeira e nacional sobre o tema das estratégias educativas de internacionalização. São trabalhos que, em geral, versam sobre modalidades recentes de investimento por parte de famílias socialmente favorecidas em uma dimensão internacional do capital cultural. A aquisição desses recursos - o acúmulo de competências linguísticas, culturais e sociais, além da própria mobilidade - é interpretada, por esses grupos, como o vetor da constituição de disposições que resultariam em certa desenvoltura de atuação de seus filhos em meios internacionais. A análise do conjunto de resultados fornece pistas importantes, na medida em que permite a visibilidade a estratégias comuns, próprias do momento atual, mas sinaliza também a necessidade de maior compreensão das particularidades que caracterizam ações e valores distintos atribuídos ao capital simbólico internacional por parte de populações de nações diversas. Nesse sentido, o texto realça a relevância sociológica do objeto, em particular, no caso brasileiro. É que o recurso recente a esse capital como estratégia educativa não só das elites, mas também de grupos em ascensão, vem tornar mais complexo, ou mesmo agravar, o quadro de desigualdade de oportunidades escolares que, tradicionalmente, tem marcado a disputa pelas melhores posições na hierarquia social do país. Assim, o interesse renovado pela dimensão internacional do capital cultural parece se constituir, recentemente, em um fator a mais a aprofundar e consolidar fronteiras já existentes entre os que podem se beneficiar da rentabilidade de tal investimento, ao longo de sua escolarização, e aqueles que se limitam aos recursos nacionais.Downloads
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Publicado
2009-04-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Estratégias educativas de internacionalização: uma revisão da literatura sociológica . (2009). Educação E Pesquisa, 35(1), 67-79. https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100005