A sala de aula como campo de pesquisa: aproximações e a utilização de equipamentos digitais

Autores

  • Oldimar Cardoso Universidade de São Paulo
  • Sonia Teresinha de Sousa Penin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100008

Palavras-chave:

Metodologia de observação de sala de aula, Observação participante interpretativa, Representações

Resumo

Este artigo apresenta considerações de ordem metodológica sobre pesquisas de observação de sala de aula realizadas na cidade de São Paulo, em 2002 e 2005, e em duas cidades francesas, no ano letivo 2006-2007. Com base na metodologia utilizada nessas pesquisas e no diálogo com a bibliografia sobre pesquisas de campo, inclusive de outras áreas, os autores analisam as dificuldades enfrentadas nesse contexto e propõem a utilização de equipamentos digitais em campo como contribuição ao rigor e à validade desse tipo de pesquisa. Na primeira parte do artigo, são discutidos problemas fundamentais da pesquisa de observação de sala de aula, como o estranhamento do familiar, a conquista da " solidariedade" e da " camaradagem" dos atores de campo e o estabelecimento de certa diferença entre observação e interpretação. Na segunda parte, são apresentados equipamentos digitais utilizados nas pesquisas citadas que não apenas agilizam ou facilitam o ofício do pesquisador. O uso desses equipamentos, orientado por uma metodologia que lhes dê sentido, pode auxiliar os pesquisadores de sala de aula a ampliar significativamente o rigor e a validade de seu trabalho ao multiplicar as possibilidades de criação de tipos de fonte de dados. Nessa parte do artigo, é discutido o uso de palmtops, gravadores de áudio e câmeras fotográficas digitais, smartphones, microcâmeras sem fio, notebooks e editores de áudio e vídeo em pesquisas de observação de sala de aula.

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Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A sala de aula como campo de pesquisa: aproximações e a utilização de equipamentos digitais . (2009). Educação E Pesquisa, 35(1), 113-128. https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000100008