Cultura escolar e práticas sociais: episódios cotidianos da vida escolar e a transição para a adolescência
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000200010Palavras-chave:
Escolarização, Subjetividade, Transições de desenvolvimentoResumo
É posição corrente que a cultura tem papel central no desenvolvimento psicológico do ser humano. Considerando-se o caráter plural dos contextos socioinstitucionais que participam da configuração de um contexto cultural particular, torna-se fundamental investigar como a cultura escolar participa do desenvolvimento humano, como ela influi nos processos de mudança e demarca trajetórias típicas. O presente estudo investiga a escola como contexto cultural e analisa interações espontâneas ocorridas entre alunos de 5ª e 6ª séries durante o período de recreio, a fim de compreender como a escola contribui para circunscrever um processo de desenvolvimento particular: a transição da infância à adolescência. O método adotado no estudo envolveu seções de observação de atividades cotidianas em sala de aula e no pátio de uma escola pública de Ensino Fundamental localizada na capital do Brasil. Toma-se como material de análise um episódio ocorrido durante o recreio escolar e que envolvia uma brincadeira, em grupo, de faz de conta. A análise do episódio revela a transgressão simbólica de normas escolares e as representações construídas coletivamente sobre a adolescência como seus temas centrais. As análises apontam ainda duas linhas de reflexão sobre o significado da transição para a adolescência na escola: (1) o papel das normas escolares na regulação moral do corpo e da conduta dos alunos; e (2) o papel do jogo e da experiência adolescente na transformação da ordem disciplinar imposta pelo funcionamento das escolas.Downloads
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Publicado
2009-08-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Cultura escolar e práticas sociais: episódios cotidianos da vida escolar e a transição para a adolescência . (2009). Educação E Pesquisa, 35(2), 369-380. https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000200010