A infância enquanto categoria estrutural

Autores

  • Jens Qvortrup Norwegian University for Science and Technology

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200014

Palavras-chave:

Infância, Estrutura social, Sociologia da infância

Resumo

Nos países do hemisfério norte, um dos símbolos da consolidação de uma área de conhecimento é a publicação de um handbook - em português, manual ou compêndio - cujos capítulos apresentam um breve estado da arte de seus respectivos temas. Em 2009, The Palgrave Handbook of Childhood Studies foi publicado, indicando o reconhecimento da área dos estudos da infância. Sabe-se que as crianças foram principalmente investigadas pela psicologia ou pela pedagogia e que as ciências sociais pouco produziram sobre elas, priorizando estudos sobre a família ou sobre a escola. Há pouco mais de vinte anos, entretanto, começaram a tornar-se o foco dos estudos sociais da infância, que a tomaram como um fenômeno social. Nesse sentido, foi definido um campo que investiga as crianças como agentes sociais, produtoras de culturas, e a infância como categoria na estrutura social, o que ampliou de modo significativo a produção de conhecimento sobre as relações sociais estabelecidas entre as próprias crianças (seus pares) e com os adultos (relações intra e intergeracionais), sobre suas competências como protagonistas de suas vidas, como agentes sociais cuja ação modifica/transforma os mundos sociais nos quais estão inseridas. O texto do Prof. Jens Qvortrup, responsável pela constituição do primeiro grupo de pesquisa no campo da sociologia da infância (RC53) na Associação Internacional de Sociologia (ISA), e um dos organizadores do Handbook, trata da infância como estrutura social. Publicado como primeiro capítulo do The Palgrave Handbook of Childhood Studies, o trabalho apresenta a infância como segmento na estrutura social e as aplicações de uma perspectiva estrutural, ou seja, inserido nos fundamentos teóricos dos estudos da infância, o capítulo define uma abordagem que difere tanto de pesquisas sobre socialização quanto de estudos sobre desenvolvimento infantil, oferecendo elementos para a realização de pesquisas que tenham como objeto a infância como categoria social, portanto diversa e complementar às outras categorias. A leitura do texto remete a outros temas, tratados por diferentes autores nos demais capítulos, o que faz os pesquisadores brasileiros almejarem a tradução integral do livro.

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Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Tradução

Como Citar

A infância enquanto categoria estrutural . (2010). Educação E Pesquisa, 36(2), 631-644. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200014