Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100005Palavras-chave:
Educação infantil, Ensino fundamental, Leitura e escritaResumo
A inserção das crianças de 6 anos no ensino fundamental tem provocado indagações tanto para a educação infantil quanto para o ensino fundamental, especialmente no que tange às políticas e práticas pedagógicas e sua adequação à faixa etária das crianças. O objetivo deste texto é analisar e discutir questões que atravessam essas etapas a partir de pesquisa desenvolvida em creches, escolas de educação infantil e escolas de ensino fundamental. Pesquisar as práticas com crianças na educação infantil permitiu problematizar o trabalho com as crianças de 6 anos no ensino fundamental. Mais do que conceber as duas etapas de modo dicotômico, trata-se - na ótica deste texto - de pensar, para além, transições e desafios na organização dos sistemas de ensino e em termos de políticas e gestão pública, de propostas curriculares e de formação de professores e de todos os profissionais envolvidos neste trabalho. Com este objetivo, o primeiro item analisa as políticas da educação básica no contexto da expansão da obrigatoriedade e os desafios para trabalhar com as crianças de 6 anos. O segundo apresenta e problematiza a pesquisa no que diz respeito às práticas de leitura e escrita observadas. O terceiro sugere prioridades para o trabalho com a leitura e a escrita na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, a formação e as transições.Downloads
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Publicado
2011-04-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental . (2011). Educação E Pesquisa, 37(1), 69-85. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100005