As formações imaginárias e seus efeitos de sentido no ensino e na aprendizagem de criação publicitária
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200012Palavras-chave:
Ensino, Imaginário, Antecipação, Criação publicitária, Mercado publicitárioResumo
A partir das noções de formações imaginárias e antecipação, este artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino de criação publicitária na perspectiva teórica da análise de discurso. Examinamos como o mundo profissional insere-se na prática docente e na dinâmica da sala de aula, entrelaçando-se ao discurso pedagógico. Diante disso, o objetivo do estudo foi investigar o modo como a imagem que o professor atribui a si e aos estudantes produz efeitos de sentido nos procedimentos didático-pedagógicos em disciplinas da área de criação publicitária. Para cumprir tal objetivo, recorremos a uma pesquisa de caráter empírico, na qual selecionamos sequências discursivas produzidas em 2011 por meio da gravação em áudio e vídeo de aulas das disciplinas de Criação, Direção de Arte, Redação Publicitária e Criação de Campanha na Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre. Revelamos que o conteúdo programático trabalhado em sala de aula e que emerge durante a preparação do curso é determinado pelas formulações imaginárias do professor, pela antecipação do efeito de sentido e pela homogeneização dos estudantes. A ação educativa é norteada pela antecipação da resistência do sistema de ensino. Por fim, pode-se afirmar que o lugar de professor e de aluno são representações socialmente incorporadas que impactam terminantemente as práticas pedagógicas.Downloads
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Publicado
2013-06-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
As formações imaginárias e seus efeitos de sentido no ensino e na aprendizagem de criação publicitária. (2013). Educação E Pesquisa, 39(2), 465-476. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200012