v. 43 n. 2 (2017)

Publicado: 2017-04-01

Editorial

  • Processos educativos e formação dos indivíduos na contemporaneidade

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-970220174302001
    Bruno Bontempi Jr, Emerson de Pietri
    301-309

Entrevista

  • Individualização e processos de construção identitária na contemporaneidade: a perspectiva de François de Singly

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022017430200201
    Teresa Cristina Rego, José Geraldo Vinci de Moraes
    585-617

Artigos

  • Vivencias de practicantesde pedagogías en ciencias: prácticas de conocimiento científico y pedagógico

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201609146976
    Marcela Gaete Vergara, Johanna Camacho González
    341-356
  • O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702153387
    Íris Susana Pires Pereira
    393-410
  • O impacto, sobre estudantes brasileiros, de uma linguagem visual para aprender a aprender conjuntamente

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201604145153
    Deller James Ferreira, Kelly Ruas, Vivian Laís Barreto, Tatiane F. N. Melo, Mariana Soller Ramada, Rupert Wegerif
    427-451
  • Reflexiones en comunidad de práctica sobre Triángulos imposibles en clase de matemáticas

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201611150509
    Luis Alexander Conde Solano, Sandra Evely Parada Rico, Jorge Enrique Fiallo Leal
    453-466
  • ¿Qué textos leen en primer año los estudiantes de Psicología?

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201610150998
    María Micaela Villalonga Penna, Constanza Padilla
    515-533
  • Análisis sincrónico de la gobernanza universitaria: una mirada teórica a los años sesenta y setenta

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201608135289
    Francisco Ganga, Juan Quiroz, Paulo Fossatti
    553-568
  • Indústria e universidade: a cooperação internacional e institucional e o protagonismo da mobilidade estudantil nos sistemas de inovação da Alemanha

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201608146243
    Joaquim Carlos Racy, Everton de Almeida Silva
    569-584
  • La didáctica de la literatura: hacia la consolidación del campo

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201612151751
    Felipe Munita
    379-392
  • Didática do meio:o aprender e o exemplo

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201608142140
    Lisete Bampi, Gabriel Dummer Camargo
    327-340
  • Arrastão ou lagarteado? Dinâmicas em torno da prática docente na Fundação CASA

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022016133882
    Mauricio Bacic Olic
    357-377
  • Diálogos em delay:especulações em torno de uma temporalidade outra do encontro pedagógico

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201608146649
    Julio Groppa Aquino
    311-326
  • Argumentação na sala de aula e seu potencial metacognitivo como caminho para um enfoque CTS no ensino de química: uma proposta analítica

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201704158018
    Sylvia De Chiaro, Kátia Aparecida da Silva Aquino
    411-426
  • Evolução do perfil didático-pedagógico do professor-engenheiro

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201608149237
    André Luiz Molisani
    467-482
  • O ensino de didática e a atuação do professor formador na visão de licenciandos de educação artística

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701156893
    Giseli Barreto da Cruz, Priscila Andrade Magalhães
    483-498
  • Contribuições de Georges Snyders para a pedagogia universitária

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201605141169
    Renata de Almeida Vieira, Maria Isabel de Almeida
    499-514
  • Análisis de las dificultades de futuros profesores de química al leer críticamente un artículo de prensa

    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201704161715
    Márcia Gorette Lima da Silva, Conxita Marquez Bargalló, Begonya Oliveras Prat
    535-552