v. 50 (2024): Volume 50 contínuo de 2024 - Educação e Pesquisa

Publicado: 2024-02-21

Artigos

  • Computação e o ensino superior artístico português: currículos e práticas nos cursos de graduação públicos

    Eduardo Morais, Carla Morais
    e264264
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264264
  • Por uma pedagogia do arquivo: produção e disseminação do conhecimento na cultura digital

    Antônio A. S. Zuin
    e268648
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268648
  • Qualidade da educação e desempenho de escolas públicas de Minas Gerais nas Olimpíadas de Matemática

    Andréa Cristina de Almeida, Antônio Carlos Brunozi Júnior, Igor Santos Tupy
    e262400
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262400
  • Alfabetização no Programa de Educação Fundamental da Unesco

    Cláudia Maria Mendes Gontijo
    e265044
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450265044por
  • Relaciones entre concepciones y competencias TIC: estudio de nueve secuencias didácticas de profesores Chilenos

    Marcelo Arancibia-herrera , María-Jesús Castro-Appelhanz , Andrew Sigerson
    e260125
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450260125es
  • Formação da força de trabalho na economia primário-exportadora brasileira

    Luciano Edison da Silva, Roberto Antonio Deitos
    e250192
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271093por
  • Metafísica do mercado, sujeito atomizado e corrosão da formação humana no neoliberalismo de Hayek

    Angelo Vitório Cenci , Jelson Becker , Regiano Bregalda
    e264095
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264095
  • Perfil do professor do ensino jurídico: visões e tensões sobre ser e fazer docente

    Luiz Gustavo Tiroli , Adriana Regina de Jesus Santos
    e265392
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450265392
  • Fake news e educação à luz dos afetos em Baruch Espinosa

    Daniel Calbino Pinheiro, Fabio de Barros Silva
    e263117
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450263117
  • Da interrupção à experimentação e transformação: formação pedagógica de professores do ensino superior em Portuga

    Teresa N. R. Gonçalves, Mariana Gaio Alves
    e268752
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268752
  • A formação das subjetividades em uma escola profissional feminina: análise de uma ficha social

    Natália Gil , Ana Laura Godinho Lima
    e271093
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271093en
  • La secundaria rural en debate: un análisis de implementación del PROMERII en Entre Ríos (Argentina)

    María Emilia Schmuck
    e266150
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450266150es
  • Tão próximos e tão distintos: análise do financiamento educacional em quatro municípios do interior paulista

    Bárbara Fernanda de Freitas, José Marcelino de Rezende Pinto
    e261171
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450261171
  • Afiliação dos estudantes negros e/ou de camada popular ao curso de medicina: uma revisão de literatura

    Yzumi Fukutani, Sônia Sampaio
    e260186
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450260186por
  • Centros escolares: espaços de colaboração transformadora entre docentes da educação préescolar e do primeiro ciclo

    Helena Miranda, Marta Abelha , Filipa Seabra
    e265037
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450265037
  • Construcción discursiva de estudiantes mapuches en torno a la machi: racismo, escolarización y evangelización

    Marleen Adriana Westermeyer-Jaramillo
    e261949
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450261949
  • Currículos socioemocionais e liderança: da mobilização coletiva à motivação do eu

    Renata Cecilia Estormovski, Roberto Rafael Dias da Silva
    e269220
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269220
  • Práticas socioeducativas inclusivas: concetualizações e tendências de produção científica no campo da educação

    Marta de Oliveira Rodrigues, Sofia Marques da Silva, Armando Loureiro
    e269265
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450269265
  • Educação para a sustentabilidade na prática docente em cursos de licenciatura em biologia da região amazônica paraense

    Natanael Charles da Silva, Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo
    e270602
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450270602por
  • Aprendizagens profissionais de acadêmicos de licenciatura em pedagogia em estágio supervisionado

    Adriana Richit , Adriana Salete Loss
    e262812
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450262812en
  • Abandono e evasão escolar sob a ótica dos sujeitos envolvidos

    Ana Carolina Ramos , Oswaldo Gonçalves Junior
    e268037
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450268037
  • Escola pública e discurso meritocrático: propostas da reforma do ensino médio e expectativas dos estudantes

    Danyelle Nilin Gonçalves, Irapuan Peixoto Lima Filho, Harlon Romariz Rabelo Santos
    e273348
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450273348por