Barry Lyndon: o Filme Histórico de Stanley Kubrick
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p556-567Palavras-chave:
Barry Lyndon, cinema, violencia, guerra, KubrickResumo
O presente ensaio tem por objetivo apresentar as características que marcam o filme Barry Lyndon de Stanley Kubrick no quesito veracidade histórica e representação da sociedade de cortes à luz de obras historiográficas. Nesse sentido, o ensaio buscará cotejar cenas do filme comparando com obras que analisam o período retratado dentro do longa-metragem a fim de averiguar o caráter histórico fidedigno retratado na montagem de Kubrick.
Downloads
Referências
BAZIN, André. O realismo cinematográfico e a escola italiana da liberação. O Cinema: Ensaios. Trad. Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Braziliense. 1991.
CIMENT, Michel. Conversas com Kubrick. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
______________ Kubrick: Biographical Notes In : Kubrick - 1982. Disponível em: http://www.visual-memory.co.uk/amk/doc/milestones.html>.
_______________ Working with Stanley Kubrick Interviews, 1982. Disponível em : < http://www.visual-memory.co.uk/amk/doc/0082.html>.
CLAUSEWITZ, Carl Von. Da Guerra. Trad. Maria Teresa Ramos. São Paulo: Martins, 2010.
EBIRI, Bilge. Barry Lyndon: The shape of things to come. The Kubrick Site, v. 8, 2006.
ELIAS, Norbert. Os Alemães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1997.
KEEGAN, John. Uma História da Guerra. São Paulo: Cia das Letras, 1995.
LIMA, L. F. O século XVIII no cinema: a recriação de época em Barry Lyndon e Maria Antonieta. In: 6º Colóquio Internacional da Moda, 2010, São Paulo.
MILLER, Mark Crispin. " BARRY LYNDON" RECONSIDERED. The Georgia Review, v. 30, n. 4, pp. 827-853, 1976.
SAÇASHIMA, Edilson Atsuo. A Questão da “Violência” no Cinema de Stanley Kubrick: análise dos filmes Laranja Mecânica, Barry Lyndon e O Iluminado. 2007. 121 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia). FFLCH - USP.
SILVA JÚNIOR, Santino Mendes da. O imaginário de Stanley Kubrick: uma abordagem mito simbólica: desdobramentos no design gráfico e de produção. Universidade Federal do Pernambuco – UFPE, Caruaru: O Autor, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rafael Rodrigues Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.