A erótica de Utagawa Kunisada e a cultura das quatro estações
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v9i1p289-317Palavras-chave:
Arte japonesa, História da arte, Período Edo, Shunga, Ukiyo-eResumo
Dentre as diversas produções artísticas no Japão do período Edo (1603 - 1868) e inseridas no grande gênero ukiyo - e, as “imagens do mundo flutuante”, nota-se uma significativa produção de estampas xilográficas e pinturas que contêm material sexualmente explícito ou implícito, as chamadas shunga – em tradução literal, “imagens de primavera”, sendo “primavera” uma referência para a atividade sexual. Tais gravuras frequentemente faziam referências a elementos tidos como clássicos dentro da cultura japonesa, em adaptações de narrativas e poemas canônicos para criar uma ambientação visual neste gênero de arte erótica. Dentre esses elementos clássicos, nota-se uma constante representação a respeito das mudanças sazonais em exaltações às quatro estações; nesse sentido, o presente artigo pretende analisar quatro estampas de Utagawa Kunisada (1786 - 1865) da obra “Contemplação das Quatro Estações do Amor”, produzidas entre 1827 e 1829. Por meio de uma análise iconográfica aliada à bibliografia sobre o tema, pretende-se investigar as estratégias do pintor em elaborar uma ambientação visual concentrada nos elementos que compõem a temática erótica bem como as referências às mudanças sazonais.
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