Entre a redação e o set de filmagem: a circulação do pensamento feminista na ditadura civil-militar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v10i1p78-110Palavras-chave:
Curta-metragem, Ditadura civil-militar, Feminismo, História do cinema brasileiro, Imprensa alternativaResumo
O presente artigo parte do recorte da ditadura civil militar para investigar a circulação do pensamento feminista em dois meios de comunicação: os curta-metragens feitos por diretoras brasileiras e dois jornais pertencentes à imprensa alternativa feminista: Nós Mulheres (1976 a 1978) e Mulherio (1981 a 1987). Essa análise é calcada na investigação de bibliografias ligadas aos estudos de gênero, ao cinema e à imprensa alternativa. Além disso, o olhar para os jornais revelou-se como bastante frutífero para a investigação das lacunas deixadas pela historiografia, como as relações entre os filmes e pautas do movimento feminista de segunda onda. Desse modo, trataremos, em primeiro lugar, das produções cinematográficas e jornalísticas estudadas e das questões implicadas em seu resgate. Em seguida, apresentamos a análise do curta Mulheres da Boca (Inês Castilho, Cida Aidar, 1981), produzido por uma equipe que também escrevia para os jornais.
Downloads
Referências
Periódicos
NÓS MULHERES, ano 1 a 3, n. 2 a 8, set./out. 1976 a jun./jul. 1978. Disponível em <https://www.fcc.org.br/conteudosespeciais/nosmulheres/>. Acesso em: 7 fev. 2020.
MULHERIO, ano 1 a 16 - mar./abr. 1981 a mai./jun. 1984. Disponível em <https://www.fcc.org.br/conteudosespeciais/mulherio/capas2.html> Acesso em: 7 fev. 2020.
Referências bibliográficas
BRASIL, Comissão Nacional da Verdade. Texto 7 - Ditadura e homossexualidades. In: Relatório: textos temáticos / Comissão Nacional da Verdade. Brasília: CNV, 2014.
CASTILHO, Inês. Mulheres do Cinema Brasileiro. Disponível em: <https://www.mulheresdocinemabrasileiro.com.br/site/entrevistas_depoimentos/visualiza/213/Ines-Castilho> Acesso em: 15 jul. 2019.
CAVALCANTE, Alcilene. Cineastas brasileiras (feministas) durante a ditadura civil-militar. In: HOLANDA, Karla; TEDESCO, Marina Cavalcanti (Orgs.). Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro. Campinas: Papirus, 2017, p. 59-76.
COSTA, Ana Alice Alcântara. O feminismo brasileiro em tempos de ditadura. In: PEDRO, Joana Maria; WOLFF, Cristina Scheibe (Orgs.). Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul. Santa Catarina: Editora Mulheres, 2010.
DEBS, Vânia Fernandes. Curta-Metragem: Trajetória dos anos 80. Tese (Doutorado em Cinema) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.
FREITAS, Viviane Gonçalves. O jornal Mulherio e sua agenda feminista: primeiras reflexões à luz da teoria política feminista. História, histórias, Brasília, v. 2, n. 4, 2014.
HOLANDA, Karla. Cinema brasileiro (moderno) de autoria feminina. In: ______; TEDESCO, Marina Cavalcanti (Orgs.). Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro. Campinas: Papirus, 2017, p. 43-58.
LEITE, Rosalina da Santa Cruz. Brasil Mulher e Nós Mulheres: origens da imprensa feminista brasileira. Revista Estudos Feministas, v. 11, n. 1, jan./jun. 2003, p. 234 - 241.
MELO, Izabel de Fátima Cruz. Cinema, circuitos culturais e espaços formativos: novas sociabilidades e ambiência na Bahia (1968-1978). Tese (Doutorado em Ciências) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
MULVEY, Laura. Visual pleasure and narrative cinema. In: PENLEY, Constance (Org.). Feminism and film theory. Nova York: Routledge, 1988, p.57-68.
PADOVAN, Carlos José. Audácia e diversidade: curta-metragem e o Prêmio Estímulo (1968-84). Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
SILVA, Denise Tavares da. Vida longa ao curta. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.
SILVA, Francine Nunes da. Práticas do dizer, práticas do fazer: cineclubismo, imagens e política. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
TAMIÃO, Juliana Segato. Escritas feministas: os jornais Brasil Mulher, Nós Mulheres e Mulherio (1975-1988). Dissertação (Mestrado em História Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Uma breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1993.
VEIGA, Ana Maria. Cineastas brasileiras em tempos de ditadura: Cruzamento, fugas, especificidades. Tese (Doutorado em História) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
Referências audiovisuais
A entrevista. Direção: Helena Solberg. Produção: Helena Solberg e Mair Tavares. Rio de Janeiro: CAIC - Comissão de Ajuda à Indústria Cinematográfica, 1966. 20 min., son., BP, 16 mm.
BALZAQUIANAS. Direção: Eliane Bandeira e Marília de Andrade. Produção: Rogério Corrêa. São Paulo: NAU - Nacional Artistas Unidos; Secretaria Estadual de Cultura - Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas - Comissão de Cultura, 1981. 20 min., son., COR, 16 mm.
CRECHE - lar. Direção: Maria Luíza Aboim. Produção: Flávia Behmer. Rio de Janeiro: Corcina - Cooperativa dos Realizadores Cinematográficos Autônomos Ltda, 1979. 9 min., son., COR, 16 mm.
MULHERES da boca. Direção: Cida Ainda e Inês Castilho. Produção: Wagner Carvalho e Sara Feldman. São Paulo: Tatu Filmes; Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A., 1981. 21 min., son., COR, 16 mm.
SÓ o amor não basta. Direção: Dilma Lóes. Produção: Dilma Lóes, M. Santana e Lydia Mattos. Rio de Janeiro: Dilma Lóes e Afko Produções Cinematográfica, 1977. Son., COR, 16 mm.
THE emerging woman. Direção: Helena Solberg. Nova Iorque: International Cinema, 1974. 40min., son., BP, 16mm.
Imagens
Imagem 1: Autoria própria. Gráfico “número de filmes realizados por número de diretoras”, 2020.
Imagem 2: MULHERIO. Charge “Ciça” publicada no jornal Mulherio, ano 1, n. 0, mar./abr. 1981, p. 4.
Imagem 3: MULHERIO. Crítica do filme Mulheres da boca publicada no jornal Mulherio, ano 2, n. 7, mai./jun. 1982, p. 20.
Imagem 4: NÓS MULHERES. Publicação sobre prostituição no jornal Nós Mulheres, ano 3, n. 8, jun./jul. 1978, p. 1.
Imagens 5 a 13: Fotogramas do filme Mulheres da Boca (Inês Castilho, Cida Aidar, 1981).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nayla Tavares Guerra
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.