A produção do Novo em Historiografia: os Annales e o processo de construção intelectual de um movimento historiográfico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v0i0p43-50Palavras-chave:
Escola dos Annales, História da Historiografia, Novidade HistoriográficaResumo
Os Annales d’Histoire Économique et Sociale, revista fundada por Marc Bloch e Lucien Febvre em 1929, foram celebrados pela historiografia moderna como um ponto de virada na produção de conhecimento histórico do século XX. Essa postura celebratória tem, não raro, sido criticada por setores da historiografia que buscam, por vezes de forma acusatória, contestar os supostos “ineditismos” da revista. O presente trabalho visa a elaborar e elucidar uma série de questionamentos que, em sua concepção, exigem uma postura analítica que se afaste dos juízos valorativos. Com isso, busca-se uma compreensão da produção intelectual como processo, ou seja, dos mecanismos sociais e intelectuais envolvidos na construção da ideia do “novo” nas ciências humanas por meio da atenção a fontes usualmente relegadas a um plano acessório no estudo da história intelectual: as cartas e as resenhas. Acreditamos que, por meio da análise de cartas trocadas entre Bloch e Febvre entre 1928 e 1938 e das resenhas publicadas na revista (em especial em seus primeiros anos), abre-se a possibilidade de estudo das obras dos autores em um panorama mais amplo, e, por consequência, evidenciam-se esferas da produção intelectual que permitam uma compreensão mais refinada do processo de produção e constituição de uma novidade historiográfica.
Downloads
Referências
BEN-DAVID, J.; COLLINS, R. Social factors in the Origins of a New Science: The Case of Psychology. American Sociological Review, vol. 31, nº 4, Agosto/1966, pp.451-465.
BENTLEY, Michael. Modern Historiography: An Introduction. London: Routledge, 1999.
BOURDÉ, Guy e MARTIN, Hervé. Les Écoles historiques. Paris: Seuil, 1997.
BURGUIÈRE, A. Histoire d’une Histoire: la naissance des Annales. Annales, Économies, Sociétés, Civilisations, vol. 34, n°6, nov/dec 1979, pp. 1347-1359.
BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
FRICKEL, S.; GROSS, N. A General Theory of Scientific/Intellectual Movements. American Sociological Review, vol. 70, nº 2, Abril/2005, pp.204-232.
IGGERS, Georg. Historiography in the twentieth century. From Scientific Objectivity to the Postmodern Challenge. Hanover e Londres: Wesleyan University Press, 1997.
MERTON, R. Priorities in Scientific Discovery: A Chapter in the Sociology of Science. American Sociological Review, vol. 22, nº62, Dezembro/1957, pp.635-659.
MÜLLER, Bertrand (org). Marc Bloch. Lucien e re et les Annales d istoire conomique et sociale : correspondance. Paris: Fayard, 1994.
NOIRIEL, Gérard. Sur la “crise” de l’ istoire.Paris: Belin, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Ladeira Osés
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Revista Epígrafe a publicar o trabalho (Artigo, Resenha ou Tradução) de minha autoria/responsabilidade, assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação on-line.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade e me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do texto enviado.