LEIBNIZ LEITOR DE ANSELMO: UM CASO EXEMPLAR DE DESLIZE FILOSÓFICO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2019.160769Palabras clave:
Anselmo, Leibniz, Descartes, clássico argumento da existência de Deus, abordagens em história da filosofiaResumen
O artigo procura apresentar as modificações do clássico argumento da existência de Deus feitas por Leibniz nos textos Novos ensaios sobre o entendimento humano e Meditações sobre o Conhecimento, a Verdade e as Ideias. Defende-se que já há em Leibniz uma leitura "ontologizante" de Anselmo, cuja razão bem pode ser a apropriação cartesiana do argumento. O plano de fundo dessa discussão é a maneira como os filósofos, quando leem outros, na medida em que possuem suas próprias agendas filosóficas, cometem, intencionalmente ou não, o que se chama, neste artigo, "deslize filosófico".
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
b. Authors are authorized to take on additional contracts separately, to non-exclusive distribution of the article published in this journal (ex.: to publish in institutional repository or as part of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.