ÉTICA ESPINOSANA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Auteurs

  • Homero Santiago Universidade de São Paulo
  • Fernando Bonadia de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2020.166250

Mots-clés :

Espinosa, Ética, Educação, Servidão, Devir Ativo

Résumé

O objetivo do texto é apresentar o interesse e algumas possibilidades do diálogo entre a ética espinosana e a filosofia da educação. Para tanto, propõe-se uma apresentação da filosofia espinosana com ênfase em certos aspectos que possam ser úteis ao estabelecimento desse diálogo, por exemplo o lugar privilegiado da figura da criança em algumas passagens da Ética. Por fim, trata-se de sugerir uma articulação entre o conceito espinosano de alegria e a prática pedagógica, discutindo o problema central do devir ativo.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2020-12-29

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Santiago, H., & Oliveira, F. B. de. (2020). ÉTICA ESPINOSANA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. Cadernos Espinosanos, 43, 15-53. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2020.166250