Considerações sobre o estatuto da verdade nos estudos de tendências
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.194143Palavras-chave:
Estatuto da verdade, Contrato de veridicção, Regimes de interação e sentido, Práticas vestimentares, Estudos de tendênciasResumo
No universo da moda, os estudos de tendências propostos pelos bureaux de style se sedimentaram como uma estratégia de antever certas práticas vestimentares, visando a minimizar o risco de investimento despendido no desenvolvimento de coleções. Entretanto, antecipar práticas futuras apresenta sempre um certo caráter de incerteza, de modo que é fundamental que uma previsão de tendência seja percebida como “verdadeira” por seus destinatários. Ao refletir sobre os estudos de tendências a partir de uma perspectiva semiótico-discursiva, objetiva-se compreender como se atribui o estatuto de verdade aos discursos do campo da pesquisa de tendências. Adota-se a abordagem teórico-metodológica da Semiótica Discursiva de A. J. Greimas, principalmente em sua proposição do contrato de veridicção, bem como seus desdobramentos na Sociossemiótica de Eric Landowski, nos estudos da enunciação e nos estudos semióticos sobre Moda e tendências. A partir dessa reflexão, entende-se que o estatuto da verdade na área da pesquisa de tendências está menos ligado à verificação de como a antecipação se concretiza (ou não) na vida vivida, e mais relacionado ao modo de ver a realidade dos analistas de tendências e à sua capacidade de fazer-crer os criadores e compradores de moda nessa visão específica.
Downloads
Referências
CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. São Paulo: SENAC SP, 2004.
CERIANI, Giulia. Le tendenze: il gusto come oggetto di semiotica predittiva. Actes Sémiotiques, n. 122, 2019. Disponível em: <https://www.unilim.fr/actes-semiotiques/6296>. Acesso em 30 ago. 2021.
CIACO, João Batista Simon. A inovação em discursos publicitários: comunicação, semiótica e marketing. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2013.
CLEMENTE, Mariana Braga. Nos desfiles do cotidiano, diversos modos de estar “na Moda”: identidade e alteridade nos jogos de aparências. dObra[s], n. 31, 2021, p. 329-351.
CRAGGS, Hannah. Grandes ideias P/V 20: Cores. Relatório da plataforma WGSN. 31 maio 2018.
ERNER, Guillaume. Sociologia de las Tendencias. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.
FIORIN, José Luiz. As figuras de pensamento: estratégia do enunciador para persuadir o enunciatário. Alfa, n. 32, p. 53-67, 1988.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.
FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
GOMES, Nelson Pinheiro; COHEN, Suzana Amarante de Mendonça; FLORES, Ana Marta Moreira Flores. Estudos de Tendências: contributo para uma abordagem de análise e gestão da cultura. ModaPalavra, v. 11, n. 22, 2018, p. 49-81.
GREIMAS, Algirdas Julien. “O contrato de veridicção”. In: GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido II: ensaios semióticos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz. São Paulo: Nankin: Edusp, 2014, p. 115-125.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. “Verdade”, “Veridicção”, “Veridictórias (modalidades-)”. In: Dicionário de semiótica. Trad. Alceu Dias e Al. São Paulo: Editora Cultrix, 1983.
HABIG, Jim. “A gente já sabia: as previsões que o Pinterest acertou em 2021.” Pinterest Predicts, 26 out. 2021. Disponível em: <https://business.pinterest.com/pt-br/insights/the-trend-predictions-pinterest-got-right-2021/>. Acesso em 10 dez. 2021.
LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Trad. Luísa Helena de Oliveira. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014a.
LANDOWSKI, Eric. Sociossemiótica: uma teoria geral do sentido. Galáxia, São Paulo, online, n. 27, p. 10-20, 2014b.
LANDOWSKI, Eric. Com Greimas: interações semióticas. Trad. Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Estação das Letras e Cores, Editora do CPS, 2017.
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo. Companhia das Letras, 2007.
MAGGIONI, Sara; MORGAN-PETRO, Sidney. Resumo aos compradores P/V 20: Novidades: Cores da moda feminina. Relatório da plataforma WGSN. 06 maio 2019.
OLIVEIRA, Ana Claudia de. Corpo vestido no social: contribuições da semiótica para o estudo da aparência e da identidade. dObra[s], n. 31, 2021, p. 13-40.
POLHEMUS, Ted. Streetstyle: From Sidewalk to Catwalk. Nova York: Thames & Hudson, 1994.
RAYMOND, Martin. Tendencias: Que Son, Como Identificarlas, En Que Fijarnos. Barcelona: Promopress, 2010.
SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2010.
VINCENT-RICARD, Françoise. As espirais da moda. [Objets de la mode]. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
WGSN. Quem somos? S.d. Disponível em: https://www.wgsn.com/pt/wgsn. Acesso em: 03 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marc Barreto Bogo, Bruna Rosa Machado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.