Representações da mulher em dissertações argumentativas de concluintes da educação básica: a orquestração de vozes na construção do posicionamento axiológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2023.203977

Palavras-chave:

Representações, Mulher, Dissertações, Vozes, Posicionamento

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a orquestração de vozes sociais na construção de um posicionamento axiológico em relação à mulher em dissertações argumentativas de concluintes da educação básica. À vista disso, a fundamentação teórica baseia-se principalmente nos trabalhos de Bakhtin (1997; 2006), Faraco (2009), Fiorin (2011), Guariglia (2012), Polachini (2014) e Rodrigues e Rangel (2015). A pesquisa foi realizada em uma escola pública da cidade de Recife (PE), onde foram coletadas 69 produções, das quais duas foram escolhidas pelo critério de Amostragem Aleatória Simples (AAS). Em ambas, a apropriação da voz alheia se deu de modo planejado e articulado ao propósito de contrapor-se ao pensamento machista sobre a mulher. Nesse sentido, constatou-se a ocorrência de formas do discurso marcado e do discurso bivocal, com a predominância daquelas.

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Biografia do Autor

  • Aline Milena Borges da Silva Dias, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestranda em Linguística do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Igarassu, PE, Brasil.

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Publicado

2023-04-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dias, A. M. B. da S. (2023). Representações da mulher em dissertações argumentativas de concluintes da educação básica: a orquestração de vozes na construção do posicionamento axiológico. Estudos Semióticos, 19(1), 208-225. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2023.203977