Como se cria uma figura de retórica visual?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2025.233870Palavras-chave:
Retórica, Figura, Ícone, Isotopia, AlotopiaResumo
Costuma-se distinguir dois tipos de retórica: a da argumentação e a das figuras. Embora estas últimas sejam ferramentas fundamentais da primeira, é sobre elas que nos concentraremos aqui, dentro de uma perspectiva semiótica. Inicialmente, adotaremos um nível de análise geral, aplicável tanto à linguagem verbal quanto à visual, e nos perguntaremos: que instrumentos semióticos permitem descrever o funcionamento de uma figura? Três conceitos serão fundamentais para isso: o pragmático de cooperação; o semântico de isotopia; e o mais geral de articulação — entendido como a capacidade de uma unidade semiótica se subdividir em partes menores. O mecanismo da figura será então descrito como um processo em quatro etapas, capaz de explicar seus efeitos tanto cognitivos quanto inovadores. Na sequência, examinaremos se a imagem reúne as condições necessárias para gerar figuras, o que será demonstrado por meio de um exemplo específico. Por fim, exploraremos o universo das figuras visuais, refletindo sobre a validade epistemológica de aplicar às imagens terminologias originalmente formuladas para a linguagem verbal.
Downloads
Referências
AHARONOV, Yakir; POPESCU, Sandu; ROHRLICH, Daniel; SKRZYPCZYK, Paul. Quantum cheshire cats. New Journal of Physic, v. 15, p. 1-8, 2013. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1367-2630/15/11/113015. Acesso em: 16 maio 2025.
ALICE no país das maravilhas. Produção de Walt Disney. USA: Walt Disney Productions, 1951. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b1oC3yCdikY&ab_channel=DisneyFilmes. Acesso em: 16 maio 2025.
ARCIMBOLDO, Giuseppe. Vertumnus. [1590-1591]. 1 original de arte, óleo sobre papel 70 x 57 cm. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Giuseppe_Arcimboldo_-_Rudolf_II_of_Habsburg_as_Vertumnus_-_Google_Art_Project.jpg. Acesso em: 16 maio 2025.
ARCHIVES Larousse. 2005. 1 gravura.
BÖCKLIN, Arnold. Die Toteninsel [A Ilha dos Mortos] V. 1886. 1 pintura. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Arnold_Boecklin_-_Island_of_the_Dead,_Third_Version.JPG. Acesso em: 16 maio 2025.
DELHAIZE (rede de hipermercados). Campanha publicitária para a temporada de festas. 1995. 2 pôsteres.
ERNST, Max. Rencontre de deux sourires. In: ÉLUARD, Paul. Les malheurs des immortels. Paris: Six, 1922. p. 14. 1 gravura. Disponível em: https://dn721902.ca.archive.org/0/items/les-malheurs-des-immortels 1922/Eluard_Paul_Ernst_Max_Les_malheurs_des_immortels_1922.pdf. Acesso em: 16 maio 2025.
FRANÇOIS, André. La famille, ça va? Le Nouvel Observateur, n. 1458, capa. 1 gravura.
GRANDVILLE, Jean-Jacques. Les Médecins. In: LA FONTAINE, Jean de. Fables de La Fontaine. Paris: Garnier, 1838-1840. p. 229. 1 gravura.
GILBERT, Charles Allan. All is Vanity. 1892. 1 pintura. Disponível em: https://www.hakyarts.com/de/products/all-is-vanity. Acesso em: 16 maio 2025.
GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica estrutural. Pesquisa de Método. São Paulo: Cultrix, Universidade de São Paulo, 1966.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sémiotique figurative et sémiotique plastique. Actes sémiotiques, v. 6, n. 60, 1984. Disponível em: https://www.unilim.fr/actes-semiotiques/3848. Acesso em: 16 maio 2025.
GRICE, Herbert Paul. Studies in the way of words. Cambridge: Harvard University Press, 1989.
GROUPE µ. Retórica geral. São Paulo: Cultrix; Universidade de São Paulo, 1974a.
GROUPE µ. Lecture du poème et isotopies multiples. Le Français moderne. Revue de linguistique française, v. 42, n. 3, p. 217-236, 1974b.
GROUPE µ. La Chafetière est sur la table. Éléments pour une rhétorique iconique. Communication et langages, n. 29, p. 37-49, 1976a.
GROUPE µ. Isotopie et allotopie: le fonctionnement rhétorique du texte. Versus, n. 14, p. 41-65, 1976b.
GROUPE µ. Iconique et plastique. Sur un fondement de la rhétorique visuelle. In: GROUPE µ (ed.), Rhétoriques, sémiotiques. Paris: U.G.E., 1979. p. 173-192.
GROUPE µ. Retórica da poesia. Leitura linear, leitura tabular. São Paulo: Cultrix, 1980a.
GROUPE µ. Plan d'une rhétorique de l'image. Kodikas/Code: Ars Semiotica, n. 3, p. 249-268, 1980b.
GROUPE µ. Rhétorique visuelle fondamentale. Texte, n. 8-9, p. 99-128, 1989a.
GROUPE µ. Das System der plastischen form. Semiotische Berichte, v. 2, n. 3, p. 215-233, 1989b.
GROUPE µ. Tratado del signo visual. Para una retórica de la imagen. Madrid: Catedra, 1993.
GROUPE µ. Rhetoric and Polyisotopy in poetic texts. In: PETÖFI, János; OLIVI, Terry (ed.). Approaches to poetry. Some aspects of textuality, intertextuality and intermediality. Berlin; New York: De Gruyter, 1994. p. 69-76.
GROUPE µ. Nouveau traité du signe visuel. Paris: Allia, 2026.
HERGÉ. O caranguejo das pinças de ouro. Bruxelas: Le Soir, 1941.
HOKUSAI, Katsushika. Kanagawa-oki nami-ura [A grande onda]. [1830 ou 1831]. 1 gravura. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trinta_e_seis_vistas_do_monte_Fuji#/media/Ficheiro:The_Great_Wave_off_Kanagawa.jpg. Acesso em: 16 maio 2025.
IL merlo maschio. 1971. 1 gravura. Disponível em: https://www.imdb.com/pt/title/tt0067422/mediaviewer/rm1177267969/?ref_=ttmi_mi_5. Acesso em: 16 maio 2025.
KEYMOLEN, Julien. Chat noir. 1966. 1 gravura. Disponível em: https://www.vintage-addict.com/en/produit/julien-key-chat-noir-chafetiere-1966/. Acesso em: 16 maio 2025.
KLINKENBERG, Jean-Marie. Le concept d'isotopie en sémantique et en sémiotique littéraire. Le Français moderne. Revue de linguistique française, v. 41, n. 3, p. 285-290, 1973.
KLINKENBERG, Jean-Marie. Retórica de la argumentación y retórica de las figuras ¿Hermanas o enemigas? In: CASTELLANOS, Antonio Ruiz; SÁNCHEZ, Antonia Víñez; DURÁN, Juan Sáez. Retórica y texto. Cádis: Universidad de Cádiz; Servicio de Publicaciones, 1998. p. 61-78.
KLINKENBERG, Jean-Marie. A figura retórica pode desempenhar um papel argumentativo? Significação. Revista brasileira de semiótica, v. 30, n. 19, 199-222, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2003.65575. Acesso em: 16 maio 2025.
KLINKENBERG, Jean-Marie. Le signe plastique contre l’idéologie de l’œil. Deux expériences du corps. Visio, v. 9, n. 1-2, p. 293-302, 2004.
KLINKENBERG, Jean-Marie. Manual de semiótica general. Bogotá: Universidad de Bogotá Jorge Tadeo Lozano, 2006.
LIBRARY of Congress Prints and Photographs Division. 1900. 1 gravura.
PERELMAN, Chaïm, OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação. A nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
RAY, Man. Le violon d’Ingres. 1924. 1 fotografia. Disponível em: https://www.getty.edu/art/collection/object/104E4A. Acesso em: 16 maio 2025.
SOCIÉTÉ Nationale des Chemins de Fer Belges. Naar de IVA* te munchen per trein dezelfde dag. 1965. 1 cartaz.
UNGARETTI, Giuseppe. Il dolore. 1937-1946. Milano: A. Mondadori, 1947.
VASARELY, Victor. Betelgeuse. 1970. 1 fotografia. Disponível em: https://www.artsy.net/artwork/victor-vasarely-betelgeuse-os-1. Acesso em: 16 maio 2025.
WENCESLAS Hollar, séc. XVII. 1 gravura.
WWF. Stop climate change before it changes you. 2008. 1 fotografia. Disponível em: https://www.trendhunter.com/trends/manfish-wwf. Acesso em: 16 maio. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jean-Marie Klinkenberg

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.