Fotografia, pintura e iconicidade: um estudo semiótico sobre processos criativos na pintura contemporânea brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2025.237018Palavras-chave:
Pintura brasileira, Fotografia, Crítica genética, Charles S. PeirceResumo
Desde meados do século XIX, fotografias foram constantemente tomadas por pintores de diversas partes do mundo como orientadoras de suas criações; trazendo a questão para a arte brasileira das duas primeiras décadas deste século, apresentamos um estudo semiótico sobre as relações referenciais de natureza simbólica, indicial e, sobretudo, icônica, estabelecidas por pintores com a fotografia em seus processos criativos. A pesquisa levantou e analisou documentos remanescentes dos percursos trilhados por quinze artistas brasileiros para a produção de quinze pinturas, um conjunto escolhido com base em critérios que atestassem sua relevância e representatividade no atual cenário artístico nacional e a partir do qual investigamos o pensamento artístico em processo através de preceitos da crítica genética, com abordagem teórico-metodológica alicerçada por aspectos da filosofia de Charles S. Peirce, buscando identificar, na relação entre as obras e registros sobre seus percursos criativos, a natureza sígnica das relações de referencialidade estabelecidas pelos artistas com a fotografia, ressaltando o nível icônico como tendência predominante.
Downloads
Referências
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1998.
IBRI, Ivo Assad. Kósmos Noétos: a arquitetura metafísica de Charles S. Peirce. São Paulo: Perspectiva, 2015.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. Trad. José Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 1977.
PESSOA, Priscilla. A fotografia como referência na pintura brasileira do século XXI: possibilidades e convergências. 2023. 333 p. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens). Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2023.
SALLES, Cecilia Almeida. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: EDUC, 2008.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem do pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras. 2017.
SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
WAAL, Cornelis de. Sobre pragmatismo. Trad. Cassiano Rodrigues. São Paulo: Loyola, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Priscilla de Paula Pessoa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.