A signagem de Décio Pignatari
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2016.127626Mots-clés :
Décio Pignatari, Crítica, Criação, DocênciaRésumé
A modernidade literária e cultural vivenciou a ascensão de um perfil de escritor que conjugava a criação literária com o desenvolvimento de reflexões sobre a arte, a literatura e a cultura. A partir da década de 1960, com a consolidação e expansão dos cursos de pós-graduação na universidade brasileira, surge na cena cultural a figura do escritor/intelectual múltiplo, que conjuga a escrita criativa com a atividade docente em instituições de ensino superior e a produção de teorias críticas. Pretendemos, portanto, analisar a produção do escritor e professor paulista Décio Pignatari, observando os trânsitos discursivos efetivados entre a sua criação literária vinculada à Poesia Concreta e a sua atuação acadêmica (ensino e teoria crítica) na área de Semiótica. 123
Téléchargements
Références
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Henrique Julio Vieira, Evelina Hoisel 2016

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.