Semiótica discursiva na educação: caminhos possíveis

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.160582

Mots-clés :

Semiótica discursiva, Discurso, Educação, Didática, Metodologia

Résumé

A partir da leitura de dois textos de Greimas – Pour une sémiotique didactique e em uma entrevista concedida a Fontanille em 1984 –, nos quais se tratam as relações entre a semiótica discursiva e a educação, questionamos os caminhos tomados no Brasil quanto à presença dessa perspectiva teórica em diferentes níveis de ensino. Tais caminhos são postos pelo fundador da teoria, sem o direcionamento rigoroso de uma “semiótica didática”. Questões sobre a relação da Semiótica com outras disciplinas, espaços educacionais apontados para o exercício da metodologia dessa teoria e conceitos mais produtivos para o ensino na educação básica são explorados em um estudo inicial de nove artigos, uma dissertação e um livro que promovem reflexões acerca do emprego da semiótica no ensino. Este estudo propõe, então, uma pesquisa bibliográfica de textos recentes, tendo a montante problemáticas postas em textos fundadores de uma “semiótica didática”. Observamos, nas análises, que a maioria dos textos acadêmicos apresenta a teoria semiótica como um suporte ao professor, sendo ela essencial na formação inicial e continuada dos docentes e no planejamento de suas aulas, de modo que, portanto, não é necessário aos alunos conhecer a teoria. Outros textos defendem uma transposição didática pelo uso de rudimentos da teoria para tornar os alunos da educação básica conscientes dos mecanismos de leitura e construção do texto e do discurso. Uma proposição prática a partir dos estudos feitos pode surgir de uma maior discussão e elaboração conjunta de materiais que, na educação básica, visem a ensinar pela semiótica e não a semiótica, tendo em vista ainda a necessária formação de professores que conheçam bem suas bases.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Daniervelin Renata Marques Pereira, Université fédérale du minas gerais

    É doutora em Letras pela USP. É mestre em Linguística Aplicada pela UFMG, graduada em Letras-Licenciatura Português/Francês pela Faculdade de Letras/UFMG. É professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 2009, é membro do grupo Texto Livre: Semiótica e Tecnologia, vinculado à Faculdade de Letras/UFMG e financiado pelo CNPq. É editora da revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN 1983-3652) e dos Anais do Evidosol/Ciltec-online (ISSN 2317-0239). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes campos: Semiótica Discursiva, Linguagem e Tecnologia, Educação a Distância, Cultura Livre, Leitura e Produção de textos, Editoração de textos e Estilo dos gêneros digitais.

Références

Publiée

2019-12-23

Comment citer

Pereira, D. R. M. (2019). Semiótica discursiva na educação: caminhos possíveis. Estudos Semióticos, 15(2), 82-98. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.160582