Fotografia, pintura e iconicidade: um estudo semiótico sobre processos criativos na pintura contemporânea brasileira

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2025.237018

Mots-clés :

Pintura brasileira, Fotografia, Crítica genética, Charles S. Peirce

Résumé

Desde meados do século XIX, fotografias foram constantemente tomadas por pintores de diversas partes do mundo como orientadoras de suas criações; trazendo a questão para a arte brasileira das duas primeiras décadas deste século, apresentamos um estudo semiótico sobre as relações referenciais de natureza simbólica, indicial e, sobretudo, icônica, estabelecidas por pintores com a fotografia em seus processos criativos. A pesquisa levantou e analisou documentos remanescentes dos percursos trilhados por quinze artistas brasileiros para a produção de quinze pinturas, um conjunto escolhido com base em critérios que atestassem sua relevância e representatividade no atual cenário artístico nacional e a partir do qual investigamos o pensamento artístico em processo através de preceitos da crítica genética, com abordagem teórico-metodológica alicerçada por aspectos da filosofia de Charles S. Peirce, buscando identificar, na relação entre as obras e registros sobre seus percursos criativos, a natureza sígnica das relações de referencialidade estabelecidas pelos artistas com a fotografia, ressaltando o nível icônico como tendência predominante.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Priscilla de Paula Pessoa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

    Professora adjunta nos cursos de Artes Visuais na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

Références

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1998.

IBRI, Ivo Assad. Kósmos Noétos: a arquitetura metafísica de Charles S. Peirce. São Paulo: Perspectiva, 2015.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. Trad. José Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 1977.

PESSOA, Priscilla. A fotografia como referência na pintura brasileira do século XXI: possibilidades e convergências. 2023. 333 p. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens). Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2023.

SALLES, Cecilia Almeida. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: EDUC, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem do pensamento: sonora, visual, verbal. São Paulo: Iluminuras, 2001.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras. 2017.

SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

WAAL, Cornelis de. Sobre pragmatismo. Trad. Cassiano Rodrigues. São Paulo: Loyola, 2007.

Téléchargements

Publiée

2025-12-30

Comment citer

Pessoa, P. de P. (2025). Fotografia, pintura e iconicidade: um estudo semiótico sobre processos criativos na pintura contemporânea brasileira. Estudos Semióticos, 21(3), 138-156. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2025.237018