A semiótica visual entre princípios gerais e especificidades: a partir do Groupe μ
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2015.111091Keywords:
Substância da expressão, Corporeidade, Textura, Fotografia, Pintura, Autografia / AlografiaAbstract
Este texto visa a destacar os avanços mais importantes da semiótica visual do Groupe μ,relacionando- os com pesquisas atuais em semiótica pós-greimasiana, sobretudo com a semiótica de Jacques Fontanille sobre a corporeidade (Corps et sens, 2011) e sobre as práticas (Pratiques sémiotiques, 2008). Abordando, por um lado, as tensões entre o caráter geral e transferível dos conceitos de uma linguagem a outra – objetivo de uma retórica geral, para o Groupe μ –, e, por outro, a consideração das especificidades de cada linguagem, exigência que a análise do plano da expressão da imagem torna pertinente em semiótica contemporânea, a pouco lembrada questão da substância da expressão, principalmente em seus desdobramentos texturais, ocupará o centro deste artigo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the work published. The concepts expressed in signed articles are absolute and exclusive responsibility of their authors.