A semiótica visual entre princípios gerais e especificidades: a partir do Groupe μ
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2015.111091Palavras-chave:
Substância da expressão, Corporeidade, Textura, Fotografia, Pintura, Autografia / AlografiaResumo
Este texto visa a destacar os avanços mais importantes da semiótica visual do Groupe μ,relacionando- os com pesquisas atuais em semiótica pós-greimasiana, sobretudo com a semiótica de Jacques Fontanille sobre a corporeidade (Corps et sens, 2011) e sobre as práticas (Pratiques sémiotiques, 2008). Abordando, por um lado, as tensões entre o caráter geral e transferível dos conceitos de uma linguagem a outra – objetivo de uma retórica geral, para o Groupe μ –, e, por outro, a consideração das especificidades de cada linguagem, exigência que a análise do plano da expressão da imagem torna pertinente em semiótica contemporânea, a pouco lembrada questão da substância da expressão, principalmente em seus desdobramentos texturais, ocupará o centro deste artigo.
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