A mestiçagem em foco: inclusão e exclusão no filme Save the last dance
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49238Keywords:
No balanço do amor, mestiçagem, valoração, representações identitáriasAbstract
Baseando-nos principalmente nos conceitos relacionados à mestiçagem desenvolvidos por Claude Zilberberg (2004), procuramos identificar as classes estabelecidas no filme Save the last dance (No balanço do amor, dirigido por Thomas Carter, 2001) e analisamos os percursos de inclusão e exclusão das personagens principais, Sara e Derek, visando à explanação dos valores defendidos por elas e pelos grupos aos quais pertencem. Tal abordagem mostra-se coerente devido à problemática central do filme em questão: a inclusão de uma jovem branca de classe média em uma comunidade de classe média baixa, composta predominantemente por negros. Inicialmente, os valores que predominam são os de absoluto e, portanto, a lógica da exclusão é a que prevalece. Durante o filme, os valores que eram bravamente defendidos pelos elementos do grupo flexibilizam-se e, gradualmente, aproximam-se do modus operandi da lógica da participação e, portanto, os valores que passam a prevalecer são os de universo. A partir dos valores depreendidos em nossa análise, pudemos identificar, com base nas idéias de Ricoeur (2006), a construção de dois tipos de identidade: aquela do indivíduo responsável por seus atos diante de todos os outros (aqueles com identidade individual), em contraposição ao indivíduo ‘vitimizado’, não responsável por seus atos porque sem liberdade de escolha (aqueles que adotam a identidade construída pelo grupo, a preço de se apagarem como sujeitos).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-06-07
Issue
Section
Articles
License
The authors grant the journal all copyrights relating to the work published. The concepts expressed in signed articles are absolute and exclusive responsibility of their authors.
How to Cite
Oliveira, T. de. (2009). A mestiçagem em foco: inclusão e exclusão no filme Save the last dance. Estudos Semióticos, 5(1), 104-113. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49238