A gradação tensiva na música cênica contemporânea: estilos e pontos de vista
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2020.172219Mots-clés :
Música cênica contemporânea, Abordagem tensiva, Estilos, Pontos de vistaRésumé
A música cênica é uma prática artística que se organiza a partir da tensão entre presenças musicais e presenças cênicas, ambas orientadas por uma regência musical que pode ser compreendida como uma base sensível característica que conduz a relação entre sujeito e objeto envolvidos na prática. Com base na abordagem tensiva, desenvolvida principalmente por Claude Zilberberg, faremos uma breve apresentação das estratégias de dominâncias, transportes e ambivalências entre as presenças musicais e as presenças cênicas, por meio da conformação gradativa e aspectual dos modos de contato, para apresentarmos as gradações tensivas que configuram os estilos e os pontos de vista previstos pela música cênica. Para as exemplificações dos estilos, trouxemos obras de três compositores de música cênica contemporânea brasileira: Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira e Tim Rescala.
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