Investigações sobre as possibilidades de operação de suposição de sujeito na situação de internação do recém-nascido pré-termo em UTI neonatal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v27i1p21-35Palavras-chave:
prematuridade, internação em UTI neonatal, IRDI, suposição de sujeitoResumo
A prematuridade e internação do bebê em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal compreendem situação potencialmente traumática, capaz de fragilizar o exercício da função materna e estabelecimento do laço afetivo mãe-bebê, fundamentais para a constituição subjetiva da criança. Esta pesquisa investigou a constituição subjetiva do bebê prematuro hospitalizado a partir do referencial teórico-clínico psicanalítico e aplicação da primeira faixa etária (0 a 4 meses incompletos) do protocolo IRDI – Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil. Tomou-se como foco de investigação as possibilidades de operação de suposição de sujeito na situação de hospitalização do recém-nascido pré-termo. Verificou-se que foi possível para o agente da função materna produzir a antecipação de sujeito no filho, mesmo na situação atípica de internação do bebê.
Downloads
Referências
Agman, M.; Druon, C. & Frichet, A. (1999). Intervenções psicológicas em Neonatologia. In B. Wanderley (Org.), Agora eu era o rei: os entraves da prematuridade (pp. 17-34). Salvador, BA: Ágalma.
Campos, C. J. G. (2004). Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem: Associação Brasileira de Enfermagem, 57(5), 611-614. Doi: https://doi.org/10.1590/S0034-71672004000500019
Coriat, L. & Jerusalinsky, A. (2001). Aspectos estruturais e instrumentais do desenvolvimento. In Escritos da criança Nº 4, pp. 6-12. Porto Alegre, RS: Centro Lydia Coriat.
Dias, E. O. (2003). A teoria do amadurecimento de D. W. Winnicott. Rio de Janeiro, RJ: Imago.
Freud, S. (1895/1996). Projeto para uma psicologia científica. In S. Freud, Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud (J. Salomão, trad., Vol. 1, pp. 335-397) Rio de Janeiro, RJ: Imago. (Trabalho original publicado em 1950)
Garrafa, T. (2020). Primeiros tempos da parentalidade. In D. Taperman; T. Garrafa & V. Iaconelli, Parentalidade, pp. 55-79. Belo Horizonte, MG: Autêntica.
Gomes, A. L. H. (2004). A relação mãe-bebê na situação de prematuridade extrema: possibilidades de intervenção da equipe multiprofissional. Psicologia Hospitalar 2(2), 0-0. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-74092004000200004&lng=pt&tlng=pt.
Iaconelli, V. (2015). Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna. São Paulo, SP: Annablume.
Jerusalinsky, J. (2000a). Do neonato ao bebê: a estimulação precoce vai à UTI neonatal. Estilos da Clinica, 5(8), 49-63. Doi: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i8p49-63
Jerusalinsky, J. (2002b). Enquanto o futuro não vem: a psicanálise na clínica interdisciplinar com bebês. Salvador, BA: Ágalma.
Kupfer, M. C. M.; Jerusalinsky, A. N.; Bernardino, L. M. F.; Wanderley, D.; Rocha, P. S. B.; Molina, S. E.; Sales, L. M.; Stellin R.; Pesaro, M. E. & Lerner, R. (2010). Valor preditivo de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil: um estudo a partir da teoria psicanalítica. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 13(1), 31-52. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/rlpf/a/Gstnw7NLC5KWJSj5b96GP6Q/?format=pdf&lang=en
Lacan, J. (2003). Nota sobre a criança. In J. Lacan, Outros escritos (V. Ribeiro, trad. pp. 369-370) Rio de Janeiro, RJ: Zahar. (Trabalho original publicado em 1969)
Laplanche, J & Pontalis, J-B. (2001). Vocabulário de psicanálise. São Paulo, SP: Martins Fontes.
Mathelin, C. (1999). O sorriso da Gioconda: clínica psicanalítica com os bebês prematuros. Rio de Janeiro, RJ: Companhia de Freud.
Pesaro, M. E. (2010). Alcance e limites teórico-metodológicos da pesquisa multicêntrica de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil. Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-09112010-114133/pt-br.php#:~:text=10.11606/T.47.2010.tde%2D09112010%2D114133
Wanderley, D.B. (Org.). (1999). Agora eu era o rei: os entraves da prematuridade. Salvador, BA: Ágalma.
Winnicott, D.W. (1956/2000). Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro, RJ: Imago.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lívia Suisso Lourenço e Laguna, Carolina Valerio Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.