Brincar nas, com e apesar das telas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i1p13-29

Palavras-chave:

criança, tela, brincadeira, pandemia, teoria ator-rede

Resumo

Este trabalho está inserido em uma pesquisa que buscou explorar as articulações forjadas entre crianças e telas durante o isolamento físico imposto pela pandemia da COVID-19. O objetivo aqui foi analisar como as brincadeiras se desenrolaram nesse momento tão especial, levando em conta a presença das telas. Nossos principais referenciais teóricos foram a psicanálise e a Teoria Ator-Rede e adotamos a cartografia como metodologia, a fim de explorar o campo em toda sua fluidez e complexidade. Utilizamos questionários online e entrevistas com responsáveis e crianças. Foi possível observar que as crianças não deixaram de brincar por causa das telas, mas puderam construir múltiplas e singulares articulações, brincaram nas, com e apesar das telas.

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Biografia do Autor

  • Luciana Santos Guilhon Albuquerque, Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro

    Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Psicanalista em formação pelo Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Cassia Patricia Barroso Perry, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Psicóloga. Residente na Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

  • Marina Teixeira Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Beatriz Sancovschi, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia

    Psicóloga. Professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Laura Freire Nasciutti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Graduanda de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

  • Thalita Cristina Ferreira Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Graduanda de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2023-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Albuquerque, L. S. G. ., Perry, C. P. B. ., Andrade, M. T. ., Sancovschi, B., Nasciutti, L. F., & Martins, T. C. F. . (2023). Brincar nas, com e apesar das telas. Estilos Da Clinica, 28(1), 13-29. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i1p13-29