The dialectic of breastfeeding and weaning in the psychic constitution of the autistic child

Authors

  • Ciomara Schneider Universidade de Brasília
  • Maria Izabel Tafuri Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i3p468-487

Keywords:

psychoanalysis, breastfeeding, autism, psychic constitution

Abstract

The article discusses the effects of breastfeeding and weaning on the subjective
constitution of the subject. We analyzed the emergence of a compulsion to ingest
non-food substances in an autistic child after weaning. We use Klein’s and Lacan’s
theory, sharing similarities and differences in the initial psychic constitution. We
conclude that compulsions may appear as a way of expressing the anguish of the
baby facing the loss of the primordial objects of psychic organization at an early
age, but not only linked to breastfeeding. We understand that the child’s psychic
resources tend to build defenses of repetition against separation anxiety.

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Author Biographies

  • Ciomara Schneider, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2002). Doutoranda na Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia (IP), Departamento de Psicologia Clínica, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (iniciado 2013). Atualmente é professora do Centro Universitário de Brasília - UniCeub. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica psicanalítica com crianças, adolescentes e adultos, psicologia escolar, inclusão educacional, necessidades especiais, psicodiagnóstico infantil. Atua como supervisora de estágio em Psicanálise Infantil, Psicomotricidade e Psicodiagnóstico Infantil, bem como orientadora de monografia na graduação de Psicologia e na pós-graduação em Teoria Psicanalítica (especialização). Leciona as seguintes disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento - Infância e Adolescência, Psicologia Escolar e da Aprendizagem, Avaliação Qualitativa e Quantitativa em Psicologia e na disciplina optativa Psicoterpaia Infantil, Antropologia para a Psicologia e Ética, Cidadania e Realidade Brasileira. Bem como leciona as disciplinas:Construção da Subjetividade e Contribuições de Lacan no curso de Pós-graduação Lato-Sensu no UniCeub.

  • Maria Izabel Tafuri, Universidade de Brasília

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1990), Doutorado em Psicologia Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2015-USP). Atualmente é professora Associada I do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, pesquisadora do Laboratório de Psicopatologia e Psicanálise e orienta Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado e Pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. É Psicanalista e tem Cursos de Especialização na área de Psicologia, Psicanálise e Clínica do bebê e da Criança. Desenvolve pesquisas em três eixos: a saúde mental materno infantil (construção da parentalidade), a clínica psicanalítica e o Acompanhamento Terapêutico com crianças autistas e as inter relações entre a Fenomenalidade da Vida de Michel Henry e as psicopatologias. É membro da World Association for Infant Mental Health, Membro Fundador da Associação Brasileira de Estudos sobre os Bebês, Membro Fundador da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins e Membro Fundador do MPASP ? Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública. Possui dois Projetos de Cooperação Internacional fazendo parte de uma Rede Internacional de Pesquisa sobre a Fenomenalidade da Vida de Michel Henry. Os projetos são com a Universidade Católica de Lisboa, Portugal e a Universidade de Louvain La Neuve, Bélgica. Atualmente, o principal foco de interesse é a prevenção em saúde mental materno infantil e a interdisciplinaridade da Fenomenalidade da Vida com a clínica psicanalítica com crianças autistas, como também, as psicopatologias contemporâneas.

     

Published

2017-10-31

Issue

Section

Articles

How to Cite

Schneider, C., & Tafuri, M. I. (2017). The dialectic of breastfeeding and weaning in the psychic constitution of the autistic child. Clinical Styles. The Journal on the Vicissitudes of Childhood, 22(3), 468-487. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i3p468-487