Ethics of psychoanalysis, education and civilization
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i2p327-341Abstract
This paper discusses the dialogue between psychoanalysis and education on the dimension of ethics. We take into account some of Freud's propositions about education and their proximity to the author's conception of society as well as how these positions are paradoxical. In order to analyze these paradoxes, we use the death drive concept, and we consider that morality becomes a central point in the metapsychological analysis of the educated and socialized subject. Finally, we examine the relation between the ethics of psychoanalysis and education, and we propose that they are different in the way they support the hole in knowledge.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.