Educación inclusiva y sexualidad en la escuela: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v15i1p14-25Palabras clave:
educación sexual, educación especial, educación inclusiva, psicoanálisis y educaciónResumen
Aunque el tema de la sexualidad haya sido asimilado por la educación, manifestaciones de la sexualidad siguen asustando el cuerpo docente, sobretodo cuando se trata de niños con necesidades educacionales especiales. Partiendo de las referencias psicoanalíticas, proponemos algunas reflexiones sobre la sexualidad y la educación inclusiva. Elegimos el caso de una adolescente con Síndrome de Down incluida en una sala de clase regular. Concluimos que las manifestaciones de la sexualidad de la persona con deficiencia son interpretadas como desvío de conducta, y no son percibidas como deseo de saber. Observamos que las reacciones morales predominaron sobre el debate y esclarecimiento acerca del tema.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.