A idealização do ato educativo: efeitos no fracasso escolar das crianças das camadas populares

Autores/as

  • Viviane Neves Legnani Universidade Católica de Brasília
  • Sandra Francesca Conte de Almeida Universidade de Brasília; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i8p94-111

Palabras clave:

Psicanálise e educação, fracasso escolar, mediação do conhecimento, ideais educativos, papel do professor

Resumen

A discussão neste artigo se estabelece dentro dos parâmetros teóricos da psicanálise e volta-se para os alunos das camadas populares, os quais são apontados, na literatura especializada acerca das diversas modalidades de inadaptação escolar, como os que freqüentemente fracassam na escola. Apontam-se os efeitos, nestes alunos, de uma prática educativa que se espelha no ideal e na ilusão imaginária e que tem como conseqüência o esvaziamento do papel do professor no processo de ensino e de aprendizagem e a produção do fracasso escolar.

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Publicado

2000-06-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Legnani, V. N., & Almeida, S. F. C. de. (2000). A idealização do ato educativo: efeitos no fracasso escolar das crianças das camadas populares. Estilos De La Clínica. Revista Sobre Las Vicisitudes De La Infancia, 5(8), 94-111. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v5i8p94-111