Sobre o conceito de transferência no campo pedagógico

Autores/as

  • Janine Filloux

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i13p42-77

Palabras clave:

Educação, Psicanálise, Transferência

Resumen

O presente artigo analisa alguns escritos provenientes do movimento de pedagogia analítica, publicados entre 1926 e 1937, na Revista de Pedagogia Analítica, bem como algumas obras pedagógicas contemporâneas que se referem à psicanálise. Tem corno objetivo básico mostrar que a questão da transferência está no centro da discussão da psicanálise e da pedagogia, separando-as mais do que aproximando-as. Propõe que a abordagem dos fenômenos transferenciais na prática pedagógica pode permitir esclarecer a natureza do pedagógico.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2002-12-01

Número

Sección

Dossier

Cómo citar

Filloux, J. (2002). Sobre o conceito de transferência no campo pedagógico. Estilos De La Clínica. Revista Sobre Las Vicisitudes De La Infancia, 7(13), 42-77. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i13p42-77