O fracasso escolar na clínica com crianças e adolescentes¹. Educação: entre o impossível e o necessário

Autores/as

  • Ruth Helena Pinto Cohen
  • Vera Lopes Besset

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i13p146-157

Palabras clave:

Fracasso escolar, inconsciente, sujeito, psicanálise, educação

Resumen

O evento freudiano não deixou sem marcas o ato de educar, seja em sua vertente formal, que inclui n ação pedagógica, seja na educação da criança praticada peía família. O próprio fato de aceitarmos intervir, com a psicanálise, em transtornos dessa ordem indica que vislumbramos, de antemão, uma articulação entre o sujeito do conhecimento, descrito pela lógica aristotélica, e o sujeito do inconsciente, efeito da articulação significante do qual a psicanálise se ocupa. Neste texto, abordamos o fracasso escolar em suas relações com os processos psíquicos inconscientes, em sua vertente lógica de funcionamento. Para tanto, partimos da premissa de que as tensões que se originam nas articulações entre o impossível c o necessário podem, através cia inibição de funções cognitivas, traduzir-se em fracasso escolar.

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Publicado

2002-12-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Cohen, R. H. P., & Besset, V. L. (2002). O fracasso escolar na clínica com crianças e adolescentes¹. Educação: entre o impossível e o necessário. Estilos De La Clínica. Revista Sobre Las Vicisitudes De La Infancia, 7(13), 146-157. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i13p146-157