Dentro ou fora essa escola, onde está?

Autores/as

  • Fernando Cézar Bezerra de Andrade EPSI-Espaço Psicanalítico; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i12p76-99

Palabras clave:

Escola, pais, comunidade, desenvolvimento moral, psicanálise, psicopedagogia institucional

Resumen

Este artigo discute implicações que o relacionamento entre escola e pais/ comunidade exerce sobre o desenvolvimento moral dos alunos. A partir do referen. cia! teórico da psicopedagogia institucional psicanaliticamente orientada, supõe-se que os pais e a comunidade podem funcionar como terceiro elemento na dinâmica inconsciente da escola. Considerando-se dois modelos de relacionamento (o inclusivo e o excludente), a análise de duas escolas revela que a escola inclusiva - que consegue envolver pais e comunidade e permanece dentro da rede interinstitucional - lida melhor com os conllitos intersubjetivos e oferece um ambiente mais propício para o desenvolvimento da autonomia moral. Com a escola excludente, ocorre o contrário.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2002-06-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Andrade, F. C. B. de. (2002). Dentro ou fora essa escola, onde está?. Estilos De La Clínica. Revista Sobre Las Vicisitudes De La Infancia, 7(12), 76-99. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i12p76-99