As dificuldades de aprendizagem e a ciência psiquiátrica: uma leitura crítica

Auteurs

  • Maria Alice Moreira Lima Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Departamento de Psicologia

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i3p441-458

Résumé

Neste artigo propõe-se uma análise crítica dos modos como as dificuldades de aprendizagem foram abordadas pela ciência psiquiátrica quando de seu surgimento como um problema social. A despeito da diversidade de teorias sobre a criança e seu desenvolvimento produzidas na primeira metade do século XX, identificamos a predominância de uma abordagem funcionalista, tendência evidente tanto nos esforços em busca de uma causalidade orgânica quanto na consideração de uma "causalidade psíquica" nas justificativas das dificuldades de aprendizagem. Em ambos os casos fica patente o silenciamento das crianças, tratadas como mero objeto das mais diversas especulações científicas.

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Publiée

2015-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Lima, M. A. M. (2015). As dificuldades de aprendizagem e a ciência psiquiátrica: uma leitura crítica . Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 20(3), 441-458. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i3p441-458