A relação educativa e a ética no trabalho social à luz das concepções lacanianas da educação

Auteurs

  • Sébastien Ponnou Université de Limoges, Limoges

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i1p132-149

Mots-clés :

Lacan, educação, psicanálise, discurso, subjetividade, ética.

Résumé

A relação entre educação e psicanálise foi amplamente debatida na literatura profissional, universitária e psicanalítica de língua francesa. A comparação entre esses campos mostra que as concepções lacanianas da educação nunca foram objeto de estudo aprofundado na França. Desse modo, procedemos à análise sistemática da totalidade do corpus lacaniano, publicado e inédito, para dele deduzir as ocorrências pertinentes sobre o tema da educação. Apresentamos os resultados obtidos para discutir seus determinantes em termos de relação educativa e de ética no setor do trabalho social que constitui nosso campo principal de pesquisa.

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Biographie de l'auteur

  • Sébastien Ponnou, Université de Limoges, Limoges
    Doutor em Psicanálise pela Universidade Paris 8. Formador e Pesquisador no Pôle Limousin d’Action et de Recherche en Intervention Sociale (Polaris), Laboratório Francófono de Educação e Diversidade (Fred), Université de Limoges, Limoges, França.

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Publiée

2017-07-12

Numéro

Rubrique

Articles

Comment citer

Ponnou, S. (2017). A relação educativa e a ética no trabalho social à luz das concepções lacanianas da educação. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 22(1), 132-149. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i1p132-149