A importância da tomada da palavra na escola

Auteurs

  • Paulo Henrique Fernandes Silveira

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p12-21

Mots-clés :

mercadoria, escola, mestria, palavra, desejo

Résumé

Um dos princípios que regem o capitalismo e a sociedade de consumo é o de que as mercadorias devem ser rapidamente consumidas para que os consumidores acreditem estar sempre precisando de novas. Como bem percebeu Lacan, essa lógica é oposta à do desejo que tem como objeto o próprio desejar. Nesses termos, para que a escola não seja incorporada à lógica da sociedade de consumo, a partir das análises de Lajonquière sobre as relações entre a mestria e a tomada da palavra, este texto sugere a possibilidade de uma escola que abra uma perspectiva para o desejo de desejar.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2019-04-30

Comment citer

Silveira, P. H. F. (2019). A importância da tomada da palavra na escola. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 24(1), 12-21. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p12-21